Durante um tempo, o marketing foi visto como algo ruim, que visava apenas o lucro. E mais: estratégias de marketing nutricional mal existiam! Foi com a regulamentação da rotulagem e da propaganda de alimentos, além do estudo da comunicação, que essa área foi se consolidando e tornando-se parte essencial da indústria alimentícia.
Ao contrário do que alguns ainda pensam, não é sobre o lucro. É sobre a construção de uma relação de confiança com o cliente. As principais estratégias de marketing nutricional, hoje, baseiam-se na transparência e no diálogo. O cliente não é um número, ele é visto como, de fato, é: uma pessoa com história, valores e desejos. O marketing nutricional, então, deve se adaptar a essas particularidades, não ao contrário.
Quando a saúde é um determinante
Diferente de outros produtos, o alimento está relacionado à saúde. A propaganda de uma roupa não carrega tamanha responsabilidade social quanto a propaganda de um biscoito. É claro, cada indústria tem suas características e limitações, mas quando falamos em alimentação, estamos falando também da vida dos consumidores.
Se alguém com doença celíaca consome um produto com glúten, pode ter graves complicações. O mesmo para uma pessoa alérgica ao ovo, amendoim, proteína do leite… Sendo assim, uma alegação nutricional falsa ou a falta de informações no rótulo podem complicar a enfermidade de alguém.
Nas estratégias de marketing nutricional é preciso levar em consideração a complexidade da alimentação. Um alimento, seja um pé de alface ou uma lasanha congelada, é fonte de prazer, cultura, nutrientes, saúde, sabor, etc. Fisgar a atenção do cliente é, sim, importante, mas não à qualquer custo.
Pilares do marketing nutricional
Nunca se falou tanto sobre alimentação. Afinal, quantas vezes no último ano você ouviu, viu ou leu as palavras “orgânicos”, “vegano”, “gordura trans” e “fast-food”?
Dessa maneira, a indústria tem nos fatores nutricionais uma base forte para montar estratégias de marketing nutricional. A grande diferença quando falamos nesse tipo específico de marketing é que toda estratégia deve se pautar em evidências científicas. Tem que ter comprovação.
As estratégias de marketing nutricional costumam ter dois focos: na propaganda do alimento e na correlação destas propagandas com as informações nutricionais do produto. Isso tudo a fim de promover a busca por alimentos mais saudáveis, promoção da saúde e educação alimentar.
Conheça 5 estratégias de marketing nutricional
Se você quer promover seu produto de forma consciente e efetiva, continue lendo!
1. Conteúdo de valor nas redes sociais
É onde seus clientes e potenciais clientes estão. No instagram, facebook, youtube, pinterest… Tenha em mente que “quem não é visto, não é lembrado”. Por isso, ter um perfil nas redes sociais é tão importante.
O ideal, porém, é fazer uma boa análise do seu público-alvo para entender suas principais dores e desejos. Um produto vegano demanda uma linguagem totalmente diferente de uma queijo artesanal. Crie uma persona, o cliente ideal para o seu produto e a partir disso construa um diálogo por meio das redes sociais.
Pode acreditar, se a pessoa encontrar um post no instagram sobre seu produto e depois der de cara com ele no mercado, com certeza, vai ponderar se compra ou não. O conteúdo nas redes sociais não é uma estratégia imediata, mas, em longo prazo, traz ótimos resultados.
Lembrando que conteúdo de valor não é propaganda a todo momento. Você pode fazer posts com a ajuda de nutricionistas (estamos aqui para isso!), criar receitas, postar curiosidades, fazer concursos culturais, etc.
2. SAC bem treinado e com à disposição
Nada pior do que ser mal atendido pelo SAC da empresa. Qualquer dúvida que o cliente tenha, é uma dúvida válida. E a equipe deve ser bem treinada para realizar esse atendimento de forma gentil e eficaz. Até mesmo quando não souberem a resposta, devem se prontificar a procurar ou passar para um superior e, então, devolver a resposta ao cliente.
Como “SAC” aqui englobamos todas as formas de comunicação, não apenas o telefone. Então, diálogos nas redes sociais (comentários de facebook e reply do twitter, por exemplo), e-mail, whatsapp, sites como “Reclame Aqui”, etc.
3. Rótulo transparente e informativo
Vira e mexe nós falamos sobre a boa rotulagem nutricional aqui em nosso blog. Não é à toa: um rótulo bem pensado e executado é uma das estratégias de marketing nutricional mais efetivas que existem.
Separamos, resumidamente, algumas das principais orientações para um bom rótulo:
- Linguagem simples e objetiva;
- Alegações nutricionais baseadas em evidência científica;
- Layout organizado, com cores e fontes em harmonia;
- Design em acordo com a identidade da empresa;
- Tabela nutricional e lista de ingredientes em destaque;
- Box com elementos extras, como receitas, dicas de preparo, joguinhos, etc;
- QR code redirecionando ao site com mais informações;
- Preocupação com a sustentabilidade;
- Indicação de ingredientes alergênicos;
- Busca por selos de certificação (como o da SVB para produtos veganos);
- Uso da ferramenta de storytelling para contar uma história do consumidor.
4. Propaganda ética
De acordo com todas as leis, especialmente se for um produto voltado a crianças e adolescentes. Na propaganda, não vale tudo. Existem limites, ainda mais quando falamos em alimentação e considerando o contexto da nossa atual saúde pública.
Uma propaganda ética realça os pontos positivos do seu produto, os comunicando ao consumidor de forma clara e honesta. Sabemos que, sim, o lucro é importante, mas, hoje, é possível fazer uma propaganda humanizada, inclusiva e respeitando os direitos dos cidadãos.
5. Diferencial na concepção do produto
Essa é uma das estratégias de marketing nutricional que vêm antes do produto estar na prateleira. Ela acontece durante sua criação e será essencial para o sucesso de tal produto.
Para entendê-la, pense no seguinte exemplo. Você vende um molho de tomate. Quando o consumir chegar na prateleira dos molhos, o que o fará considerar o SEU molho de tomate? Por que ele o colocaria no carrinho, comparando com todos os outros ao lado? É o sabor, qualidade do ingrediente, preço, embalagem, origem do tomate, receita original, tradição? Ele é orgânico, vegano, nacional?
Por que o seu produto é diferente? É esse diferencial que vai nortear boa parte das suas estratégias de marketing nutricional.
Essas são apenas algumas das principais estratégias de marketing nutricional. Quando bem alinhadas, o resultado é certo! Que tal começar a planejar seus próximos passos? Entre em contato com a Nutri Mix!
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