Conheça 5 efeitos colaterais dos suplementos alimentares
Ao entrar em uma academia, a primeira coisa que vemos é uma prateleira com suplementos alimentares. O personal, dono da academia ou até um amigo, apoiado no seu entusiasmo em ver mudanças, te empurra para um desses. Você confia e compra sem saber os efeitos colaterais dos suplementos alimentares. Toma sem orientação de um profissional capacitado. E aí, o que pode acontecer?
Em uma época de corpos perfeitos e hashtag #fitness no instagram, é comum observarmos cada vez mais pessoas investindo dinheiro em suplementos alimentares. Tanto os protéicos quanto aqueles que prometem emagrecimento. 100, 200, 300, 600 reais. O objetivo é ganhar massa e perder peso, independentemente do caminho que se percorra até lá.
Acontece que tomar suplementos alimentares sem orientação médica e nutricional é uma cilada. O personal trainer, na maioria das vezes, não estudou nutrição, logo, não pode passar suplementação. Assim como o dono da academia, seu amigo, parente, instrutor de yoga, etc. O personal não sabe avaliar exames clínicos, montar planejamento alimentar e prescrever a quantidade certa para o aluno. Isso é da alçada do nutricionista.
Mas em tempos onde todos também são nutricionistas, com diploma pelo instagram, é fácil ganhar comissão em cima da venda de suplementos alimentares. A irresponsabilidade, porém, é imensa. Se o paciente tem algum problema hepático, por exemplo, são altas as chances da suplementação incorreta acarretar em graves consequência.
Em 2014, três suplementos à base de proteína foram proibidos pela ANVISA por terem na composição ingredientes que não são aceitos ou cuja quantidade excede o previsto em legislação. Um deles chegou a ter 1.600% de vitamina B12 e 325% de vitamina B6, o que tornava, praticamente, um medicamento.
Uma publicação, de 2014, do Hospital Sírio Libanês trouxe dados preocupantes em uma matéria: 80% tomam suplementos sem terem indicação médica, 56% começam a ingerir o produto aconselhados por um treinador, 6% tomam o suplemento aconselhado por um nutricionista e 25% tomam por conta própria. Somente 6% segue a recomendação de um nutricionista, o melhor profissional para indicar suplementação!
É claro, em alguns casos, você vai precisar, sim, de uma suplementação protéica, ou um, então, um aporte maior de determinado nutriente. Mas isso é um profissional de confiança que vai dizer e indicar, nas quantidades certas e no momento certo.
Nesse post, separamos 5 efeitos colaterais dos suplementos alimentares para que você entenda como esse uso indiscriminado desse produto pode ser prejudicial. Confira!
- Problemas renais
É totalmente possível atingir as recomendações de proteína somente pela alimentação. Quando você entra com um suplemento, sem necessidade, o excesso de proteína é excretado pela urina. Ou seja, ao invés de massa magra, você ganha um xixi protéico.
Acontece que o rim precisa trabalhar mais para expulsar essa proteína e, a longo prazo, isso pode levar a problemas como cálculo renal e insuficiência renal.
Pensa só: uma medida de whey tem, em média, de 25g a 30g de proteína. Se você consome duas vezes ao dia, são 60g. Sem contar a carne, leite, ovos e derivados, iogurte, feijão, lentilha, tofu e outras fontes de proteína que você ingeriu no dia. É demais para o rim!
Se você faz academia por lazer ou poucas vezes na semana, sem fins esportivos e de competição, dificilmente precisará de algum tipo de suplemento com um bom planejamento alimentar. Afinal, o problema não é o suplemento em si, mas o excesso do nutriente.
- Acne e inchaço
Agora, vamos pensar… Se o rim está trabalhando demais, o controle hídrico do orgânico é prejudicado e você passa a reter mais líquido, o que causa inchaço. Alguns até pensam que isso é resultado do ganho de massa, mas, na verdade, é só água acumulada.
Outro problema bem frequente é a acne. Isso porque a proteína do soro do leite contém substância que elevam a incidência de acne. Nos homens, atividades de força e hipertrofia potencializam a excreção do hormônio testosterona e um efeito colateral de sua produção é a acne. A proteína do soro de leite, o whey, pode agravar esse efeito colateral
Por mais que cada organismo seja único, é preciso de um acompanhamento profissional para evitar esses problemas. É preciso olhar para o contexto dos seus hábitos e alimentação. Então, por exemplo, se você ingere muitos alimentos refinados, açúcares, gordura e não bebe água, a acne pode ser ainda pior.
- Aumento de peso
Não é só carboidrato que engorda! Cada grama de proteína tem 4 calorias e, em quantidades superiores à recomendada, esse nutriente também causa um aumento de gordura corporal. O corpo vai acabar estocando essa caloria, já que está em excesso.
Ao tomar o suplemento sem recomendação, é bem provável que acabe ingerindo mais calorias do que, de fato, gasta no dia a dia. Não é uma regra que os suplementos proteicos levam ao ganho de peso, mas pode acontecer. Fique de olho!
- Problemas na tireoide
Aqui, não estamos falando especificamente do whey protein, mas de suplementos termogênicos, aqueles para queima de gordura. Muitos deles contém hormônios para controlar a tireoide, já que mudanças nessa glândula desregulam o peso.
O problema é que o uso indiscriminado desses suplementos modifica a produção natural dos hormônios causando problemas que, antes, eram inexistentes. O melhor, então, seria usar alimentos naturais que auxiliam na termogênese, como vegetais fibrosos, laranja, kiwi, café e até mesmo a nossa querida água.
Muitos suplementos possuem componentes nocivos à saúde ou proibidos pela ANVISA. Não é preciso tomar cuidado apenas com a quantidade ingerida, mas com a marca e reputação do produto. O único jeito de não cair em cilada é conversar com quem entende do assunto, sem achismos ou lendo blogs de saúde, mas com embasamento científico.
Procure um médico. Procure um nutricionista. Invista em você. Evite todos esses efeitos colaterais dos suplementos alimentares. Não caia em modismos. Faça o que é o melhor para o seu corpo, de forma a atingir seus objetivos com saúde.
Na Nutri Mix, temos um time de nutricionistas, experientes e com amplo conhecimento, para tirar suas dúvidas e te ajudar a emagrecer ou ganhar massa de forma saudável. Entre em contato e saiba como marca uma consulta.
1 comentário em "Efeitos colaterais dos suplementos alimentares"