Como lidar com funcionários difíceis
Lidar com pessoas não é tarefa fácil. Seja no aspecto familiar, amoroso ou profissional. Somos diferentes. Temos ideais, opiniões e criações diferentes. É normal que hajam conflitos. O problema é quando, ao invés de contornar a situação e encontrar soluções, essas diferenças tornam o ambiente pesado e desagradável. Por isso, elaboramos esse post com algumas dicas sobre como lidar com funcionários difíceis.
Quantas horas, por dia, você passa no trabalho? 4, 6, 8, às vezes, até 12 horas. Boa parte da nossa rotina é dedicada à essa atividade. Imagine, agora, ter que passar tanto tempo em um local onde as pessoas mal conseguem se olhar no olho. Onde a intriga, a fofoca e a negatividade imperam. Complicado, não?
Nem sempre todos vão se dar bem. Isso é um fato. Não temos como forçar amizades, mas podemos, ao menos, incentivar o companheirismo, já que o trabalho de uma pessoa afeta a atividade de todas as outras. Nem sempre vamos criar uma laços afetivos com nossos funcionários, mas é possível estabelecer relações de confiança e respeito.
Afinal, todo mundo já teve um funcionário que, simplesmente, não gostava de você. Sem motivo ou com motivo. Todo mundo já presenciou uma briga dentro do trabalho. Ou, então, se sentiu esgotado por ter uma equipe teimosa, que não atende às solicitações.
Acontece que demissões ou discussões não são a solução. Isso só aumenta a tensão dentro do ambiente de trabalho. Se um funcionário revira o olho enquanto você está o orientando, não adianta levantar o tom de voz e apontar dedos. Não se combate negatividade com mais negatividade. A estratégia mais eficaz é justamente ao contrário.
Se você sente que seu ambiente de trabalho está cada vez mais carregado, esse post é para você. Continue lendo e veja nossas dicas sobre como lidar com funcionários difíceis!
Quais são os tipos de funcionários difíceis?
O primeiro ponto é respeitar a pessoa e sua história de vida. Jamais, em hipótese alguma, atribua o comportamento de alguém à sua formação ou capacidade intelectual. Não subestime as pessoas só porque o seu relacionamento não é lá dos melhores. É complicado limpar nossos pré-julgamentos, porém é necessário.
Às vezes, a pessoa está tendo um comportamento ruim no trabalho porque algo em sua vida pessoal está a atrapalhando. Um divórcio, dívidas, briga com os filhos, morte de algum parente… Às vezes, as pessoas só precisam de acolhimento.
Identificar qual é o comportamento do seu funcionário é um dos primeiros passos para saber como agir. De uma forma geral, podemos classificá-los em:
- Competitivo: costuma prejudicar os outros colegas para estar no topo.
- Indeciso: não consegue tomar decisões, atrapalhando mudanças.
- Questionador: questiona prazos, regras, horários, é o rebelde sem causa.
- Procrastinador: deixa tudo para depois, atrasando o fluxo do trabalho.
- Detalhista: se preocupa demais com os detalhes e costuma encontrar erro em tudo.
- Dramático: nunca está satisfeito, sugando a energia da equipe.
Identificou qual é o comportamento? Então, vamos às nossas dicas práticas sobre como lidar com funcionários difíceis:
- Entenda de onde vem aquele comportamento
Seja um observador. Tenha seus olhos voltados àquela pessoa, ao menos por um tempo. Alguém o está provocando? Ele (ou ela!) já chega cansado, reclamando? Vive resolvendo problemas no celular? Fala para os outros da equipe sobre como gostaria de estar em outro lugar? É simpático com todo mundo, menos com você?
Essa observação lhe dará pista sobre qual abordagem é preciso tomar. Isso pode ser uma conversa franca sobre as ressalvas que a pessoa tem sobre você ou mais íntima, mostrando que está disposto a ajudar com problemas pessoais, na medida do possível.
- Seja o mais transparente possível
Não entre no jogo. Não fique de fofoca. Não revire os olhos. Trabalhe na base da confiança. Diga que confia na sua equipe, que os escolheu por algum motivo. Não esconda informações. Mostre o progresso da empresa e as principais dificuldades, explique qual é o papel de cada um ali dentro. Faça-os se sentirem pertencentes.
Se não gostou de algo, fale. Se gostou, elogie. Se tem dúvida, pergunta. Não meça esforços para que todos se sintam úteis e necessários. É dessa forma que se otimiza processos, minimiza erros e se ganha em produtividade.
- Procure ter mais interação com a equipe
Faça reuniões onde todos participem, eventos em datas comemorativas, treinamentos mais dinâmicos e circule pelo ambiente de trabalho. Não adianta a nutricionista querer ditar regra se ela passa o dia inteiro na salinha, trancada, sem nem olhar como anda a produção. Se você não sabe como é a cozinha na real, como pode querer melhorá-la?
Muitas atitudes ruins caem por terra quando a pessoa se sente confortável com a equipe. Uma outra estratégia interessante é a gamificação, técnica que cria um ambiente competitivo e saudável dentro da empresa por meio de jogos. Assim, todos terão uma meta, mas de forma divertida, e sabem que precisarão trabalhar juntos para alcançá-la.
- Esteja aberto às sugestões e reclamações
Todos podem opinar. Todos podem falar. Não é só a chefia que toma decisões importantes. Afinal, a empresa só dá resultados porque tem funcionários trabalhando para ela. Esteja de portas e ouvidos abertos às sugestões e reclamações da equipe.
Não faça cara feia quando alguém mostrar que tal processo está errado. Demonstre interesse. Se alguém vier falar que está passando mal porque a cozinha está quente demais, demonstre cuidado. E o principal: tome atitudes diante dessas pendências, assim, os funcionários sentem que suas vozes fazem a diferença.
- Não trate os funcionários de forma diferente
Não é porque fulano é difícil de lidar que merece ser tratado de forma diferente. Esqueça a indiferença e arrogância. A equipe deve conviver em pé de igualdade. Ninguém é melhor ou pior e seu tratamento deve deixar isso bem claro. Independentemente das diferenças, todos ali tem um propósito e algo a entregar ou cumprir. Esse é o foco.
Esperamos que essas dicas contribuam para você que saiba como lidar com funcionários difíceis. Líderes comprometidos com seu negócio sabem que a gestão de pessoas é tão importante quanto qualquer outro aspecto. E se você gostou deste post e o achou útil, então, também irá se beneficiar com nossas outras dicas sobre como tornar o ambiente de trabalho mais agradável, confira!
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