Divulgar seu restaurante no instagram

O instagram é a rede queridinha do momento. Saber como divulgar seu restaurante no instagram é uma estratégia para continuar cativando seu público e atrair novas pessoas. O boca a boca não é mais o suficiente, é preciso mergulhar no mundo digital.

Separamos, neste post, algumas dicas práticas de como usar a rede para divulgar seu restaurante no instagram. É mais simples do que imagina. Confira:

 

  1. Aposte na qualidade das imagens

No instagram, o visual é tudo. Até um prato de arroz feijão é capaz de chamar atenção em uma foto bem pensada. Mas isso não significa que você precisa de equipamentos de última geração ou um fotógrafo profissional. Um celular e iluminação natural bastam.

O prato deve estar limpo, bem apresentado e em um local onde tenha luz do dia. Uma ideia legal é configurar a foto para o tamanho “quadrado”, ideal para o instagram. Aí é só pensar na composição dessa imagem: a toalha de mesa, um arranjo ao fundo, os talheres organizados, os clientes desfocados atrás, etc.

Olhe como são as imagens dos seus principais concorrentes e de outros restaurantes grandes no instagram. Tanto para se inspirar quanto para descobrir como diferenciar as suas imagens das outras. Elas devem ter o estilo do seu restaurante!

Outro ponto importante é manter a harmonia do seu feed, ou seja, use sempre os mesmos efeitos e tons semelhantes, assim a pessoa entra no perfil e tem uma sensação agradável ao olhar as fotos. Não tenha medo de usar aplicativos de edição ou as próprias ferramentas do instagram, que permitem mudar contraste, sombra, realce, temperatura, etc.

 

  1. Faça vídeos para o feed, stories e IGTV

Os boomerangs usados nos stories podem ser replicados no feed na hora de divulgar seu restaurante no instagram. Pensa só que legal um boomerang do seu chefe virando uma panqueca na frigideira ou, então, do seu bartender fazendo uma caipirinha. O movimento chama atenção e prende o interesse.

 

Também dá para fazer vídeos de até um minuto para publicar no feed ou maiores para o IGTV. Olha só algumas ideias:

  • Pedir para o chef comentar qual é o prato do dia;
  • Fazer um tour pelo serviço de buffet, comentando os pratos;
  • Mostrar os detalhes da fachada;
  • Fazer uma entrevista com o chef de cozinha ou o gerente;
  • Usar a ferramenta de time lapse para mostrar o movimento do restaurante;
  • Contar a história do local, como surgiu, quais são os valores, ideais, etc;
  • Apresentar a equipe, desde a nutricionista até os garçons;
  • Dar dicas sobre alimentação saudável ou truques gastronômicos.

  1. Compartilhe as avaliações dos clientes

Um cliente fez um comentário bacana no Google, no site do restaurante ou no comentário de uma foto? Tire um print, edite e compartilhe. As avaliações influenciam muito a decisão de compra dos novos clientes. 

Seria interessante também deixar, na mesa, um recado incentivando os clientes a compartilharem seus pratos com uma hashtag exclusiva do restaurante. Assim, você tem acesso às fotos e pode compartilhá-las. Além de atrair um novo público, você demonstra cuidado e afeto pelos antigos, que sempre estão ali.

 

  1. Faça promoções, sorteios e concursos culturais

Aproveite datas comemorativas, como natal, dia dos pais, dia do amigo, dia dos avós, etc. Então, por exemplo, quem for almoçar no seu restaurante no dia dos pais e falar que viu a promoção no instagram ganha uma taça de vinho. Quem escolher seu restaurante para almoçar na páscoa, ganha um brinde surpresa de chocolate.

Mas também vale ser criativo e ir além das datas especiais, como, por exemplo: “se você tirar um print dessa foto e mostrar para o garçom no dia X, vai ganhar uma sobremesa por conta da casa” ou “se você deixar um comentário nesta foto marcando um amigo, você e ele tem 10% de desconto no almoço de hoje”. Quem não adora uma promoção?

Tome cuidado apenas com os sorteios, pois aqui, no Brasil, temos regras específicas para esse caso. Se não for um concurso cultural, é preciso seguir uma série de burocracias para tornar esse sorteio legal. Não caia em furadas, prejudicando seu restaurante.

 

  1. Divulgue os bastidores 

As pessoas adoram ver o que acontece por trás da cortina! Que tal usar os stories para mostrar, quem sabe, como funciona a abertura do restaurante? Para mostrar a rotina do técnico em nutrição? Para ensinar uma das receitas do buffet?

Isso gera mais identificação com o público. Ao sentar na mesa, para jantar, a pessoa sabe quem preparou aquela comida, sabe como é a cozinha, sabe o que esperar. Ela sente que está em casa, afinal, mais cedo viu os stories sobre como o chef criou tal receita.

E isso pode ir além do restaurante. Vai visitar um fornecedor? Mostre. Dia de compra no supermercado? Leve seu público junto. Foi a uma palestra do setor? Produza conteúdo sobre. As possibilidades são infinitas. 

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  1. Estude sobre os anúncios  

Quem quer alcançar um público maior no instagram, precisa entender sobre os anúncios. Eles fazem com que o seu conteúdo chegue a um número maior de pessoas. Além disso, você consegue definir a faixa etária, região, sexo e interesses desse público.

Se você fez um promoção de dia das mães, seguindo nossa dica do tópico 4, pode promover esse post para mulheres de 20 a 50 anos, que moram na região do seu restaurante, com interesse por páginas de maternidade. Você pode redirecionar as pessoas à sua página, site, número de telefone, e-mail, o que achar melhor. Vale a pena dar uma estudada sobre o assunto!

 

  1. Interaja com seu público

Responda os comentários, comente na foto daqueles que foram até seu restaurante, siga pessoas que tem a cara do seu público alvo, interaja em hashtags de interesse e se mostre presente. Quem não é visto, não é lembrando, inclusive no instagram.

Se você entrar no perfil de qualquer pessoa, verá que ela segue, ao menos, uma marca. Faça com que esse perfil profissional seja o seu. Não tenha medo de divulgar seu restaurante no instagram, boa parte do seu público está nele.

Gostou das nossas dicas? Vai começar a divulgar seu restaurante no instagram? Que tal dar uma lida em nosso outro post sobre marketing nutricional? Te esperamos por lá!