Preciso emagrecer urgente, o que eu faço?

Calma. Respira. Conta até 10, desliga o instagram e vem com a gente entender a origem desse pensamento de “preciso emagrecer urgente”. Vamos conversar um pouco sobre padrões estéticos irreais, reeducação alimentar e a falácia do #ProjetoVerão.

 

O primeiro passo…

Antes de começar qualquer dieta maluca, é identificar o motivo de querer perder alguns quilos na balança. É sério. Sente-se alguns minutinhos, com papel e caneta em mãos, e liste, ao menos, 5 motivos pelos quais esse desejo é uma urgência.

Se, 50% dos seus motivos estiverem relacionados à opinião alheia, precisamos voltar a fita e mudar alguns conceitos. O emagrecimento, só é saudável e, principalmente, sustentável se for por você e para você. Para você se sentir bem, para você aumentar sua autoestima, para você ter mais saúde. Nunca para o outro te enxergar com outros olhos.

Afinal, sua beleza, interior e exterior, não tem nada a ver com peso. Um não depende do outro. Sucesso, gentileza, empatia, responsabilidade e ética não tem nada a ver com a balança. Se alguma vez alguém te disse que você não conseguiu algo por “estar acima do peso”, meu bem, é esta pessoa que precisa repensar toda sua vida.

A questão primordial aqui é: se você ignorasse, por um minuto, o que sua mãe falou, o que seu ex namorado pensa e o que a capa de revista prega, você ainda pensaria “preciso emagrecer urgente?”. Aí, sim, podemos ir para o próximo passo.

 

Acolha a si mesmo, você merece

Sabendo que o motivo de querer emagrecer não é porque outras pessoas acham que você precisa perder peso, vamos para a fase de “aceitação”. Aceitar quem você é, sua história, sua genética, seu metabolismo, seu corpo.

Você e essas pernas, braços e barriga percorreram uma longa jornada até chegar aqui, hoje, lendo esse post. Quantas viagens fizeram, quantas vezes sentiram medo, felicidade, amor, animação, quantas momentos bons e ruins enfrentaram. Afinal de contas, desde o momento da fecundação, sempre foi você e seu corpo. Juntinhos.

Por que, então, fazer dele algo que ele, simplesmente, não é? Aceite suas estrias, seu quadril largo, seus ombros pequenos, sua celulite e sua imagem. Se ame pelo que você é hoje, não pelo que vai ser amanhã. Se abrace. Se aceite.

 

O emagrecimento não paga boletos

Todo esse papo de aceitação é importante quando lembramos que o emagrecimento não é a solução. Depois de perder todo esse peso que tanto deseja, os boletos continuarão chegando, o chefe continuará reclamando e a goteira pingando.

Perder peso não é a resposta. É um caminho. É uma escolha. É uma consequência de decisões maiores. Ao se priorizar, se aceitar e cuidar de si mesmo, o emagrecimento vem. Mas ele não vem com uma mala que carrega a resposta para os seus problemas.

Esse pensamento só gera outras dúvidas. Se você não se enxerga como uma pessoa digna de amor e respeito, não é ao emagrecer que essas crenças vão mudar. Você precisa se amar como se não houvesse um espelho em cada cômodo. Precisa encarar os problemas como se eles dependessem única e exclusivamente de você, não de algo externo.

 

Esqueça tudo o que você sabe

Que precisa cortar carboidrato, que não pode comer fruta à noite, que tem que fazer aeróbico. Que precisa usar adoçante, que não pode comer doce e que carne branco é sempre melhor. Esqueça as ideias pré-fabricadas por uma nutrição tradicional e dietas da moda. Esqueça o senso comum.

É hora de observar sua individualidade. De procurar acompanhamento nutricional. De enxergar esse processo com mais leveza e maturidade. Porque, sim, é possível emagrecer sem sofrer, sem neura e, mais, sem passar fome.

Lembre-se que você precisa comer para emagrecer. O seu corpo precisa de combustível, precisa entrar em equilíbrio, precisa receber para entregar. O que você precisa não é de uma dieta restritiva, mas de informação de qualidade para poder tomar decisões mais conscientes no dia a dia.

Precisa identificar pontos fortes e pontos de melhoria. Precisa bolar, junto com um nutricionista, uma estratégia inteligente que considere sua rotina, orçamento, exames, objetivos, cultura e gostos pessoais. Já pensou inventar de fazer uma dieta da sopa se você detesta sopa? Sai pra lá que isso não é vida!

 

#ProjetoVerão ou #ProjetoVidaToda

Essa ideia de “preciso emagrecer urgente”, normalmente, vem acompanhada de pensamentos como: está chegando o verão e vou colocar biquíni, jajá é páscoa e vou me entupir de chocolate ou preciso entrar naquele vestido de formatura.

Na maioria das vezes, não é um desejo a longo prazo. O “urgente” faz com que as pessoas cometam loucuras e estresse o organismo, levando a malefícios ao invés de benefícios. Preciso emagrecer urgente, para ontem, agora. Mas, vamos lá, você demorou quanto tempo para chegar no peso que tem hoje? Então, como espera perdê-lo de repente?

Urgência só leva a frustração e culpa. O emagrecimento é uma caminhada, com pequenos passos e pequenas conquistas. Precisa, como mostramos até agora, de uma mudança de comportamento e padrões mentais. Precisa de paciência e disciplina.

O verão acaba, a páscoa dura uma semana e a festa é só uma noite. Vale a pena arriscar sua saúde física e mental para perder 5kg na balança? Não é melhor ter um plano e mudar hábitos alimentares para conseguir resultados coerentes e estáveis?

Queremos que o emagrecimento, para você, seja algo tranquilo e prazeroso. Queremos que você aprenda a comer bem e emagreça com saúde, sorrindo. Que perceba que é possível emagrecer comendo aquilo que gosta, que é uma questão de equilíbrio. E, para isso, te convidamos a conhecer o consultório! Estamos ansiosos em fazer parte desta mudança.