7 dicas de como aumentar vendas no delivery
Fomos surpreendidos com a pandemia do coronavírus e, agora, temos que nos reinventar e descobrir formas de manter o negócio funcionando, mesmo que com as portas, parcialmente, fechadas. Como a entrega é a melhor opção no momento, neste post, separamos algumas dicas de como aumentar vendas no delivery.
Alguns restaurantes, lanchonetes e padarias já estavam acostumados com essa forma de distribuição das refeições. Outros, no entanto, contavam com um público fiel que frequentava o local e nunca precisaram recorrer ao sistema de entregas.
Se você faz parte do segundo grupo, ao invés de olhar a novidade com receio, mantenha a mente aberta. Você pode encontrar no delivery uma forma de expandir os lucros e clientela.
Agora, se você faz parte do primeiro, que tem mais experiência, esse post também será útil para aperfeiçoar seu serviço e fidelizar clientes. Continue lendo para descobrir como tornar o delivery uma boa estratégia de negócio!
O delivery é uma experiência
Uma experiência diferente de ir ao restaurante e fazer um pedido presencialmente, mas, ainda assim, uma experiência. Se o pedido demora, chega em uma embalagem suja, com itens faltando e, ainda por cima, frio, qual a chance do cliente pedir novamente?
Pense: como gostaria de receber aquele prato de comida? Pronto. É assim que deve entregar ao seu cliente. Só que, ao invés de em um prato e entregue pelo garçom, você vai colocar em uma embalagem e mandar pelo motoboy.
Dicas de como aumentar vendas no delivery
Tenha uma embalagem personalizada
Em um cenário ideal, o melhor é mandar fazer as caixinhas com o logotipo da sua marca, informações de contato e uma identidade visual bem marcada. Mostre que não é um delivery qualquer. É o delivery do SEU restaurante!
Caso não seja possível, alguns outros toques pessoais e cuidados tornam as embalagens mais atrativas e seguras do ponto de vista-higiênico sanitário:
- Pense na proporção entre alimento e tamanho da embalagem. É como aquelas propagandas de expectativa x realidade. Você vê uma embalagem grande e, quando abre, apenas 1/3 é comida. Busque coerência;
- Cuidado com os molhos. Escolha recipientes com uma boa vedação e se estiver inseguro, é melhor mandar enrolado em um plástico filme separado dos outros itens;
- De olho na sustentabilidade. Várias cidades estão abolindo o uso de embalagens plásticas, dando lugar a opções como papel, papelão, kraft, etc;
- Identifique as embalagens com o nome de cada item;
- Se a embalagem for neutra, use uma caneta para escrever o que está dentro, assim como fazer um charme, como desenhar uma carinha feliz ou agradecer pelo pedido.
Envie recadinhos carinhosos
Esse último item nos traz ao tópico 2. Nada melhor do que receber, junto com o pedido, um “obrigado por nos escolher” ou “esperamos que o lanche esteja gostoso”. Isso mostra que o restaurante, de fato, se preocupa com a satisfação do cliente e fez tudo pensando nos mínimos detalhes.
Ainda mais em tempos como os quais estamos vivendo hoje, precisamos criar uma rede de apoio e compartilhar forças. O pedido é, sim, para matar a fome. Mas também é para compartilhar em família, comer algo gostoso porque está se sentindo ansioso, economizar energias, apoiar empreendedores locais, etc.
Incentive os comentários nos aplicativos
São eles que mostram que o consumidor final está, de fato, gostando do serviço. É sua vitrine para aumentar as vendas no delivery (junto com imagens de qualidade!). Treine o motoboy para que na hora da entrega ele lembre a pessoa de deixar um comentário no aplicativo. E, acredite, se a comida estiver boa, a pessoa vai comentar.
Mas não adianta nada o cliente comentar e não receber resposta. Separe um tempinho do dia para responder os comentários e, claro, sempre aberto às críticas e sugestões.
Faça um trabalho de acompanhamento
Caso muitos dos seus pedidos sejam feitos pelo whatsapp, após a entrega dos mesmos, mande uma mensagem para o cliente: e aí, o pedido chegou certinho? Estava gostoso? Podemos melhorar em algo?
Mais do que qualquer dica que daremos por aqui, é esse feedback que vai aumentar as vendas do delivery. Mesmo que você ache que tudo esteja perfeito, é o cliente que tem que estar de acordo, pois é ele que recebe o produto. Aprender a ouvir é muito importante.
Aposte em promoções relâmpagos
Quem não ama um “compre 1, ganhe outro?” ou “combo com 40% off”? É aí que você vai se diferenciar do seu cliente: por um descontinho aqui, uma promoção acolá.
Olha uma ideia: que tal ter um prato com desconto em cada dia da semana? Na segunda, é parmigiana. Terça, omelete. Quarta, frango. Quinta, feijoada. Sexta, peixe. Ou, então, dar uma sobremesa grátis nos pedidos acima de um valor específico?
Ah, e claro, além de divulgar essas informações nos aplicativos de delivery, essa é a hora de investir em um bom marketing digital e divulgar essas promoções nas redes sociais. Outra ideia: quem tirar o print de um storie e mandar na hora de fazer o pedido pelo whatsapp tem 10% de desconto! Legal, não?
Mostre-se pronto para resolver os problemas
Atrasou? Foi errado? Chegou frio? A cobrança foi a mais? Não ignore. Um cliente insatisfeito conta para um amigo, um primo e um tio e aí, ao invés de um cliente perdido, você tem vários.
Primeiro, seja gentil nas mensagens e diga que está triste pela experiência ruim do delivery. Em seguida, mostre-se disposto a resolver o problema. Foi errado? Você pode enviar, assim que possível, o pedido certo (e um brinde!). Chegou frio? Ofereça um desconto na próxima compra. Atrasou? Explique os motivos e garanta uma bebida grátis no próximo pedido.
É tudo uma questão de diálogo!
Tenha um programa de fidelização
Você pode fazer um cartão e a cada compra a pessoa ganha um adesivo para completar a cartela. Quando fizer 10 pedidos, ganha algo! No caso de uma pizzaria, por exemplo, uma pizza brotinho doce. De um restaurante de comidinhas saudáveis, um suco detox.
Assim, quando a pessoa for pensar em fazer um pedido, ela vai lembrar “opa, naquele lugar tem a promoção para juntar pontos”. Some isso a um bom marketing digital, um bom serviço de entrega e promoções pontuais, pronto, você tem um cliente fiel!
Lembrando sempre de que o controle higiênico-sanitário continua com força total no delivery. Fique atento às boas práticas de manipulação. Além de ter um controle rígido do preparo, garanta que as embalagens estejam limpas e íntegras e entregador esteja com as mãos e caixas higienizadas!
Precisa de uma ajuda para aumentar as vendas do delivery por aí? Entre em contato! Vamos, juntos, criar a melhor estratégia em nutrição para sairmos dessa crise melhores que antes.
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