Mais digital, mais confiança e mais regionalidade

Entender quais são as tendências para bares e restaurantes em 2021 não é tarefa fácil diante do ano turbulento que foi 2020. Pensar em receitas gourmets ou formas super modernas de comer parece supérfluo quando tantas vidas estão em jogo.

Mas a partir do que vivemos esse ano e as lições que aprendemos, é possível entrar em 2021 com uma nova mentalidade e hábitos que garantirão estabilidade e a recuperação do seu negócio. Confira as tendências para bares e restaurantes em 2021:

1. Cardápio digital

Com suas diversas possibilidades, o cardápio digital, agora, integra a lista de serviços da Nutri Mix. Muitos bares e restaurantes tradicionais eram resistentes a essa forma de divulgação dos pratos, mas se viram obrigados a mudar certas tradições diante da pandemia em 2020.

O cardápio digital é prático, interativo e mais econômico. O cliente tem mais autonomia e a cozinha ganha agilidade. Existem vários possibilidades: quadros digitais, aplicativos, tablets e via QR code.

2. Serviço de delivery

Se você não pediu alguma refeição por delivery em 2020, você viveu todo esse tempo em uma caverna. No começo da pandemia, essa era a única maneira de conseguir comer “fora”, mesmo dentro de casa.

A experiência do delivery é totalmente diferente da experiência presencial. Cada uma tem seus prós e contras. Caso você seja caseiro(a), apostamos que o delivery já é parte da sua rotina. Mas mesmo que você seja uma pessoa que gosta de estar fora de casa e conhecer ambientes novos, o delivery é uma boa opção para os dias de preguiça.

Essa é uma das tendências para bares e restaurantes em 2021 que veio para ficar. Além de garantir a segurança, diante da realidade que vivenciamos em 2020, o delivery aumenta sua clientela e oportunidades de negócio.

Cuidado!

O delivery deve ser bem feito! Leve em consideração não só a qualidade da comida, mas a dinâmica da entrega, o treinamento dos funcionários, as embalagens, a temperatura da comida, a comunicação com o cliente, etc. Como dissemos antes, o delivery é uma experiência e o restaurante ou bar tem a obrigação de torná-la a mais agradável possível – isto é, se quiser um cliente fiel.

TENDÊNCIAS PARA BARES E RESTAURANTES EM 2021 - COMIDA CASEIRA

3. Comida caseira de primeira linha

Enquanto “gourmet” era a palavra de lei em 2018 e 2019, a comida caseira voltou a ganhar destaque em 2020, sendo também uma das tendências para bares e restaurantes em 2021. É mais afeto e menos afetação. Um frango bem feito passou a chamar mais atenção do que ingredientes exóticos e caros.

O ano de 2020 nos levou de volta às raízes e a tendência é seguirmos fincando nelas em 2021. Todo distanciamento, saudade e mudanças nos fizeram apreciar as coisas simples.

4. Presença digital

Estar nas redes sociais nunca foi tão importante! Como as pessoas deixaram de sair de casa, onde iriam te encontrar? Na internet, é claro. Por isso, ter um perfil no instagram, facebook e até mesmo no tiktok deixou de ser um diferencial para se tornar, praticamente, uma obrigatoriedade.

Por lá, você consegue criar um canal de comunicação efetivo, além de passar a mensagem do seu restaurante e divulgar as novidades. Acredite, mesmo sendo um perfil comercial, é possível criar um conteúdo divertido, compartilhável e de valor.

5. Embalagens personalizadas e sustentáveis

Não que uma embalagem de isopor não dê conta, mas receber em casa uma caixinha personalizada, com um recadinho especial e ainda por cima sustentável, não tem como competir. Em 2021, invista em um designer para criar as artes das suas embalagens e uma boa pesquisa sobre os melhores materiais, tanto para o meio ambiente quanto para preservar o alimento.

Um restaurante que vende açaí ou poke, por exemplo, pode ter um bow que serve como vaso e enviar o pedido em um papel reciclável ou papel semente. O ideal é que todos os utensílios e materiais do delivery sejam biodegradáveis.

6. A vez dos sabores regionais

A valorização da comida caseira chegou junto com o protagonismo da culinária regional. Passamos a dar mais atenção aos pratos típicos de nossa região e a conhecer a história da nossa gastronomia. A comida passou a ter um papel essencial na rotina das pessoas e, com isso, o comportamento gastronômico deve mirar na cultura das regionalidades.

7. Experiência calorosa com interação reduzida

O brasileiro é um povo que ama contato humano. É abraço de urso, beijinhos na bochecha e aperto de mão. A pandemia da covid-19, porém, nos obrigou a demonstrar afeto de outras formas. Tivemos que nos distanciar para nos proteger.

Essa nova realidade também refletiu no dia a dia dos restaurantes. O desafio para 2021 é criar uma experiência social calorosa e feliz para os clientes sem negligenciar os protocolos de saúde. Temos, então, um garçom que vai menos à mesa, pratos individuais, barreiras de segurança protegendo cada grupo e entregadores saindo e entrando.

Isso, no entanto, não significa um ambiente mais frio e distante. Os bares e restaurantes devem apostar em outros itens que tornarão o local acolhedor, sem dispensar a segurança: uma decoração bem feita, música ambiente, funcionários educados, brindes, promoções, limpeza, louças bonitas, etc.

8. Aproveitamento integral dos alimentos

Essa é uma das tendências para bares e restaurantes em 2021 que vem se consolidando com o tempo. A batalha contra o desperdício não é novidade, mas cada vez mais pessoas começam a tomar consciência deste problema.

Vale lembrar que, em 2020, a lei para doação de alimentos mudou. Está bem mais fácil doar os excedentes!

Em uma cozinha, o desperdício não acontece só no prato do cliente, mas está relacionada ao trabalho diário. Desde uma compra errada até o ato de cortar legumes, são vários os processos que podem resultar em desperdício.

Aqui na Nutri Mix tamos um serviço especial para combater esse desperdício. Afinal, ele não só prejudica o meio ambiente, como também os objetivos e resultados do restaurante.

TENDÊNCIAS PARA BARES E RESTAURANTES EM 2021 - PLANT BASED

9. Produtos plant-based

Frango, hambúrguer, linguiça, almôndega… Tudo de origem vegetal! Veganos e vegetarianos comemoram, mas os produtos plant-based agradam igualmente outros paladares e aqueles interessados em uma alimentação mais saudável e sustentável.

São produtos que usam tecnologia para imitar os alimentos de origem animal e não deixam nada a desejar no quesito sabor e até mesmo nutrientes. Que tal incluir no seu cardápio um prato com um desses produtos surpreendentes em 2021?

10. Confiança como principal pilar

A transparência é fundamental. Os clientes estão preocupados com a origem dos alimentos que consomem e os processos de produção. Os restaurantes e bares precisarão mostrar o que estão fazendo para garantir a segurança de todos.

Não se sinta ofendido com o receio do cliente. Na hora de escolher onde comer, antes, o sabor, preço e localização pesavam na decisão do cliente. Hoje, temos um adicional: a confiança. Pense em como construirá essa relação sólida com seus clientes em 2021.

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