Os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) são indispensáveis em qualquer serviço de alimentação. Não só pela segurança do trabalho, como também pela segurança dos alimentos. Conhecer quais são os principais EPIs para cozinha é o primeiro passo rumo à uma produção mais organizada, consciente e, principalmente, segura.
No entanto, não basta saber quais são os nomes dos principais EPIs para cozinha. Temos que criar uma cultura de segurança que os valorize. Afinal, é de conhecimento de todos que precisamos usar touca descartável na cozinha. Mas por quê? Qual é sua finalidade? Que diferença isso faz para o colaborador e o cliente?
E mais: quem faz a gestão deve conhecer os principais EPIs para cozinha e valorizá-los, mas, antes disso, temos algo primordial. Em primeiro lugar, temos que ter esses EPIs disponíveis e ensinar a equipe como usá-los. Um EPI só cumpre sua função quando usado da forma correta. E se, ao mesmo tempo, todos têm acesso.
Então, se você quer conhecer os principais EPIs para cozinha, continue lendo, vamos te mostrar abaixo!
Touca descartável
Um clássico. A própria legislação diz que o manipulador de alimentos deve ter os “cabelos totalmente protegidos por toucas ou redes”. O motivo é simples: evitar que os fios caiam nos alimentos. Não queremos que o cliente ou o paciente encontre um cabelo na comida.
Além de contaminação física, podemos ter a contaminação biológica. Afinal, não sabemos quais microrganismos estão presentes em nosso cabelo.
O ideal, no entanto, é que os fios estejam todos dentro da touca. Nada de prender só metade do cabelo. E se molhar ou rasgar, temos que trocar o EPI.
Máscara descartável
Um item que virou obrigatório com a pandemia da Covid-19. Em uma cozinha, esse EPI evita a transmissão de bactérias e vírus presentes na saliva do manipulador para os alimentos.
É por esse motivo que não podemos falar, tossir, cantar ou assoviar enquanto produzimos as refeições. Em nossa boca, temos vários microrganismos e, em contato com os alimentos, eles podem se multiplicar e causar diversos problemas.
Avental térmica e impermeável
O primeiro é recomendado para o manipulador em contato com o calor. Já o segundo é mais usado durante a limpeza, quando o funcionário está em contato com a água e produtos químicos. Os aventais protegem a parte frontal do corpo, que fica bastante exposta aos riscos em uma cozinha.
Luvas de proteção
Esse é um dos principais EPIs para cozinha e temos diferentes tipos disponíveis, cada um com sua função:
Luva de látex
Protege as mãos e o antebraço, auxiliando no processo de limpeza. Ela evita evita que os produtos químicos, em sua maioria, bem agressivos, tenham contato com a pele.
Luva de vinil
Indicada para finalização dos alimentos. Como, por exemplo, para organizar os itens da salada no prato ou salpicar queijo em uma massa. Não deve ser usada com alimentos quentes ou próxima às chamas. Além disso, temos que descartá-la após cada uso, evitando a contaminação cruzada.
Luva de malha de aço
Você, provavelmente, já viu essa luva em um açougue. No entanto, ela é bem comum nas cozinhas industriais. O funcionário usa na hora de manusear facas, lâminas e outros utensílios ou equipamentos cortantes.
Mas atenção: não use essa luva nas máquinas de serra fita! Use a própria proteção do equipamento.
Luva térmica
Protege as mãos contra temperaturas muito altas, como, por exemplo, na hora de tirar uma assadeira do forno. Existem luvas específicas para produtos congelados.
Calçado de segurança
Por mais que na cozinha o chão seja antiderrapante, na hora da manipulação o risco de queda é muito alto. Sendo assim, os calçados de segurança evitam esses escorregões. Fora que protegem contra possíveis cortes. Já pensou uma faca cair bem no pé do manipulador?
Os calçados de segurança também ajudam na questão de ergonomia. Afinal, o manipulador de alimentos fica em pé bastante tempo e esse calçado melhora sua postura.
Japona térmica
Parece que você vai para o Polo Norte, mas, na verdade, só vai entrar na câmara fria. Elas protegem o trabalhador do frio extremo e da umidade do ambiente. Ela cria uma barreira entre o corpo e o ambiente externo, preservando a temperatura corporal e evitando doenças causadas pelas baixas temperaturas.
Mangote
Ele serve para cobrir o antebraço do manipulador. Muitos não gostam de usá-lo. No entanto, esse é um dos principais EPIs para cozinha que protege contra queimaduras e cortes. A maioria é feito polietileno, mas existem também os mangotes térmicos, que são mais grossos.
Outros EPIs para cozinha
Podemos citar ainda: óculos de proteção, protetor auricular, botas de borracha, etc. O uso de cada EPI vai depender do tipo de atividade e qual risco ela apresenta.
Faça sua parte pela segurança do trabalho
São muitos os riscos que uma cozinha oferece: choques, queimaduras, cortes, quedas, etc. A princípio, a função dos EPIs é evitar que esses acidentes aconteçam.
Vale lembrar que os EPIs isolados não fazem milagre. A estrutura da cozinha e o fluxo das operações devem ser pensados a fim de proteger o funcionário e garantir a segurança dos alimentos.
Ao conhecer os principais EPIs para cozinha, você está agindo de acordo com a legislação, colaborando com o bem-estar do funcionário e ainda assegurando a qualidade do seu resultado final. Investir nos EPIs é preservar a vida e o desempenho do serviço de alimentação.
Se você tem dúvidas de como usar cada EPI ou, então, como conscientizar seus funcionários para usá-los, podemos te ajudar! Mostre que você preza pela sua cozinha e por quem trabalha para que cada refeição saia como o esperado.
0 comentários em "Os principais EPIs para cozinha"