Quais são as etapas para elaboração de um layout de Industria na Alimentos, Escola e Restaurante?

 

Quando usamos o termo layout, estamos nos referindo ao arranjo físico de um espaço onde ocorre uma atividade, como produção, comercialização ou prestação de serviços.

O layout industrial diz respeito à disposição de máquinas e equipamentos no espaço da operação. Nele são organizados todos os postos de trabalho necessários à produção industrial.

Já o layout de um restaurante e de uma escola, referem-se aos espaços para atendimento ao cliente e ministração de aulas, respectivamente.

Diante da quantidade de variáveis que precisam ser consideradas num momento de reestruturação, a readequação do layout em qualquer um desses casos requer um fluxo de processos complexos. Esse projeto requer um trabalho em equipe que envolve o mapeamento das atividades a serem desenvolvidas e planejamento.

O fluxo de processos para a readequação de layout para indústrias, restaurantes ou escolas está relacionado com a especificidade de cada projeto. Portanto, para além da substituição e modificação de equipamentos e postos de trabalho, outras variáveis devem ser consideradas, tais como:

– A avaliação do espaço para verificação da necessidade de reformas ou mudança de estabelecimento;

– Manutenção dos novos equipamentos, máquinas, instalações, etc;

– Mudanças na estratégia de produção ou prestação de serviços para a venda mais produtos, atender mais clientes ou comportar mais alunos;

– Mudanças a nível de customização e padronização dos produtos ou serviços;

– Perspectiva de crescimento ou queda de demanda a médio e longo prazo;

Quais são as etapas para elaboração de um layout de Industria de Alimentos, Escola e Restaurante?

Foco na redução de custos e aquisição de infraestrutura mais moderna

A readequação de um layout é projetada para refletir as mudanças que devem ocorrer para o crescimento ou adaptação do negócio. Para estruturar essas mudanças uma boa estratégia é usar o VSM (Value Stream Mapping) ou Mapeamento do Fluxo de Valor, um método de fluxograma para ilustrar, analisar e melhorar os passos necessários para entregar um produto ou serviço.

O desenho do layout que tem como base um VSM apresenta a sequência de operações que envolvem a produção e venda de um produto, ou a estruturação e prestação de um serviço, e como as atividades irão se conectar entre si. O VSM ajuda o gestor a tomar decisões importantes para fazer melhorias no layout ao longo do processo de readequação.

As operações realizadas em fluxo devem ser desempenhadas umas próximas das outras, numa sequência alinhada. Assim, o VSM é interessante porque não faz sugestões de layout, mas determina como ele deve ser projetado. Além disso, as mudanças em um layout já existente apresenta mais e maiores  oportunidades para reorganização e otimização dos processos.

Ao contrário do que muitos pensam, a chance de fazer alterações em máquinas, equipamentos e instalações permite à empresa adotar um processo mais enxuto em termos econômicos. Isso sem falar da possibilidade de resolução dos problemas do layout antigo, bem como não replicação destes no futuro.

 

Planejamento e cronograma para o alcance das metas estabelecidas

O planejamento do fluxo de processos na readequação de um layout para indústria, restaurante ou escola revela a complexidade das atividades a serem desenvolvidas. Para realizá-lo, é necessário criar um cronograma que contemple todas as ações envolvidas na reestruturação desejada.

Esse cronograma deve considerar pontos como:

– Mudanças na infraestrutura da área (construção de subdivisões, expansão, adequação, etc);

– Avaliação junto aos fornecedores de equipamentos para definir os requisitos das instalações;

– Aquisição de novas máquinas, equipamentos, insumos e instalações;

– Realocação da produção ou prestação do serviços para locais temporários ou anexos ao espaço onde está ocorrendo a readequação de layout, de modo a não interromper as atividades da empresa;

– Compra de insumos de manutenção para permitir a mudança das máquinas, equipamentos e instalações de lugar;

– Contratação de serviços de movimentação e remoção de máquinas;

– Armazenamento de materiais;

– Treinamento detalhado das equipes operacionais de modo a atender a todas as mudanças que o novo layout demanda;

– Entre outros.

Como vimos, a estruturação do fluxo de processos para a readequação de layout para indústria, restaurante ou escolas gera economia de tempo e dinheiro para a empresa ao eliminar  ou reduzir atividades e custos de menor valor e importância no decorrer das mudanças implementadas. Por outro lado, uma reestruturação ruim direciona os processos para a desorganização, resultados fracos e perdas financeiras.

No final, o planejamento correto irá impactar positivamente no resultado financeiro da sua empresa de forma direta a curto, médio e longo prazo.