Como se reinventar para sobreviver em tempos de pandemia?
Sem aviso prévio, o mundo entrou em guerra contra um mesmo inimigo: o coronavírus. O setor de alimentação, então, precisou se reinventar com a pandemia e provou que todo momento de crise pode se tornar uma oportunidade de evolução.
É difícil enxergar os aprendizados da pandemia diante de tanta turbulência. No entanto, os restaurantes, bares, lanchonetes e outros estabelecimentos de alimentação nunca mais serão os mesmos. O cotidiano vai mudar. Aliás, já mudou. E o futuro está na inovação.
7 aprendizados da pandemia para os negócios (e para vida)
1. Planejamento é essencial
Se tem algo que o coronavírus mostrou aos empreendedores é que, de uma hora para outra, tudo pode mudar. Em uma semana, o movimento estava bom, as portas abertas e o caixa lucrando. De uma hora para outra, as portas se fecharam, o medo tomou conta e o caixa ficou vazio.
Aqueles que tinham uma reserva e um bom planejamento estratégico, sem dúvida, sentiram-se seguros. Por outro lado, os que vivam um dia após outro se viram encurralados.
Nós não sabemos o dia de amanhã. Por isso, temos que nos preparar para ele.
Afinal, um restaurante não é só um lugar qualquer. É o sonho de alguém, o ganha pão de muitas famílias e comida que acolhe os clientes. É a construção de lembranças e de um legado que nós não queremos que você abra mão.
2. Saber tomar decisões rápidas
Então, diante de uma reviravolta, o que fazer? A pandemia foi piorando, sem deixar espaço para hesitação. Já diria o ditado: ou vai, ou racha.
A situação foi diferente de uma desaceleração da economia, que acontece aos poucos. Nesses casos, o empreendedor tem tempo para se preparar. A crise causada pelo coronavírus, entretanto, impôs uma série de desafios e decisões de curtíssimo prazo para retomar os negócios.
Não é mais o que eu posso fazer daqui a um ano. É o que eu preciso fazer hoje. O quão preparado você estava?
A lanchonete Bob’s, por exemplo, manteve o maior número possível de lojas abertas, mas com serviços limitados, ou seja, venda on-line e delivery. Também fez lançamentos-relâmpago, como o milk-shake de 1 litro para consumir em família. Foi uma estratégia de proteção ao caixa, para que pudessem ter mais tranquilidade e enfrentar os meses que viriam a seguir.
3. Novos produtos
A criatividade é um dos aprendizados da pandemia. Se a rotina mudou, é provável que as necessidades dos seus clientes também mudaram. Como você vai atendê-las?
Ter cartas na manga pode te ajudar a recuperar a atenção do cliente e manter o movimento, mesmo em tempos atípicos. No caso da pandemia, nos vimos distantes de quem amamos, em casa por mais tempo e muito preocupados com a saúde.
Sendo assim, produtos saudáveis, para compartilhar, cestas de presentes e marmitas congeladas foram alguns dos produtos que ganharam destaque. Mesmo que seu modelo de negócio inicial não se encaixe nessas ideias, ainda assim é possível fazer adaptações.
Uma pizzaria, por exemplo, poderia criar combos menores de almoço para quem mora sozinho, com uma pizza brotinho, uma salada e um suco. Ou, quem sabe, uma promoção: compre uma pizza grande e ganhe outra com 50% de desconto para mandar para alguém.
Podemos dizer, em resumo, que esse é um dos aprendizados da pandemia que nos fez pensar fora da caixa.
4. Comunicação mais eficiente
Se o cliente não pode ir ao restaurante, como manter a comunicação?
Muitos estabelecimentos se viram diante de um problema: a equipe não estava preparada para atender no telefone, whatsapp e redes sociais. Ou, então, não sabiam como chegar ao cliente.
De nada mais adianta ser simpático pessoalmente se o cliente precisou esperar mais de duas horas por uma resposta. Com o isolamento social, a comunicação nunca teve um papel tão decisivo para a empresa se manter presente na memória do consumidor.
E não só no sentido de ter um bom atendimento pelos meios digitais, mas também de se fazer presente. Em outras palavras: de ter voz. De mostrar que está fazendo algo positivo nesse momento para sociedade como um todo.
Um dos principais aprendizados da pandemia foi usar a comunicação como um meio de criar mais proximidade com o cliente. Em tempos onde o abraço não é mais possível, certamente, a palavra tem poder.
5. Reforço nas normas de higiene
A segurança dos alimentos nunca foi tão importante. Se antes, o cliente fazia vista grossa para alguns comportamentos, hoje, seus olhos estão bem abertos e mais críticos.
Algo, por exemplo, que muitos restaurantes não tem e, agora, é algo básico: uma pia para os clientes lavarem as mãos quando chegarem. A limpeza, no geral, passou a ser algo ainda mais importante.
Quem trabalha com alimentação coletiva, sabe bem quais são as condutas corretas na manipulação de alimentos. O que a pandemia nos ensinou, no entanto, é o que cliente também quer saber o que acontece na cozinha.
6. Cuidado com próximo e o planeta
Solidariedade. Compaixão. Empatia. Cuidado. Essas palavras regeram nossos últimos meses, aliás, nosso último ano. Desde março de 2020, nos vimos frágeis, vulneráveis e precisando uns dos outros.
Esse, talvez, seja um dos aprendizados mais importantes da pandemia. Não dá para crescer sozinho. Você precisa do cliente, do cozinheiro, do auxiliar de limpeza e até do seu concorrente. Somos uma comunidade, que só funciona porque cada um faz sua parte.
O seu negócio pode, sim, fazer parte da mudança. Seja fazendo campanhas sociais, preocupando-se com a sustentabilidade e, principalmente, cuidando do seu funcionário.
Assim como andorinha só não faz verão, nenhum restaurante funciona só com o dono. É uma equipe, que merece ser tratada com respeito e ter seus direitos garantidos.
7. De olho nas novas tecnologias
Os restaurantes abriram e fecharam as portas várias vezes. Nesse meio tempo, muitas coisas mudaram. O cardápio, por exemplo, deixou de ser físico e passou a ser digital. O delivery, algo essencial.
Por mais tradicional que seu estabelecimento seja, precisamos acompanhar as tendências. Não dá para viver para sempre no tempos das cavernas. É hora de dar aquele up!
Quais foram, para você, os maiores aprendizados da pandemia? O que mudou no seu estabelecimento? O que você ainda pretende mudar?
Lembre-se: estamos juntos e seguiremos juntos lutando por dias melhores e formas de sobreviver em meio ao caos.
4 comentários em "Aprendizados da pandemia para os serviços de alimentação"