O papel do nutricionista no aumento da produtividade na UAN

Ao abrir um negócio, o que o dono quer é lucro. E para se ter lucro, é preciso uma equipe produtiva. Mas para ter uma equipe produtiva, é necessário que as condições do lugar colaborem. Mais do que isso, a presença de um líder capacitado tem grande impacto. É aí que entra o papel do nutricionista no aumento da produtividade na UAN.

Jogar algumas pessoas dentro de uma cozinha, com uma caldeira e um cardápio copiado e colado da internet, não levarão a empresa a lugar algum. Cozinha, por mais que muitos pensem que não, é um ambiente de trabalho extremamente complexo.

Dentro dela, você mexe com números, pessoas e alimentos. Você precisa conhecer sobre nutrição, administração, psicologia e ter muito jogo de cintura. A produtividade é o resultado de um conjunto de boas escolhas, que resultam, na tão esperada, equipe motivada, com os instrumentos e orientações certas para cumprir seu trabalho.  

O nutricionista, nesse sentido, é o responsável por reger a orquestra chamada cozinha. Esse profissional sabe como o alimento tem de ser manipulado, quais documentos são necessário para manter tudo dentro dos conformes, como agir diante de uma fiscalização, o que levar em consideração na hora de escolher um fornecedor, sabe o que falta ou não na cozinha, conhece os fluxos de trabalho e é capaz de adaptar seu conhecimento para a realidade e os objetivos da empresa. Ufa!

Para não restar dúvidas de como o nutricionista impacta no aumento da produtividade na UAN, olha só como ele atua no dia a dia para que isso aconteça:

 

  1. Motivando a equipe diariamente

Não é uma panela que faz o arroz. É uma pessoa que a domina. Essa pessoa tem uma história, uma família, amigos, filhos, seus sonhos, objetivos e por aí vai. Essa pessoa tem uma vida fora da cozinha e compreender isso é o ponto chave para cultivar um ambiente positivo no trabalho.

Todos erramos. Todos temos dias ruins. Mas estar em um lugar onde você é reconhecido pelo bom trabalho melhora nosso humor e nos torna mais motivados a seguir em frente. Afinal, você sabe que será recompensado pelo seu esforço. Sabe que alguém está observando e valoriza o tempo que você dedica ao trabalho.

Além do reconhecimento, integrar a equipe é muito importante. Pessoas que se respeitam e se tratam bem trabalham melhor. Não significa que todos dentro da cozinha devem ser melhores amigos, mas o mínimo de respeito faz toda diferença. Picuinha e desavenças só levam uma carga negativa para a cozinha e, consequentemente, para comida.

Por fim, uma equipe motivada é uma equipe que sabe qual é o seu papel dentro da cozinha. A pessoa não está ali apenas para servir um prato feito de omelete, arroz, feijão, salada e batata frita. Ela está ali para tornar o dia do cliente um pouquinho mais feliz por causa de um arroz soltinho e um feijão bem temperado. Está cozinhando para nutrir uma criança em fase de crescimento ou preencher de sabor um momento em família no almoço.

Ela é o intermédio entre a alimentação segura e os clientes. A equipe tem de saber que sem ela, nada na cozinha funciona. Devem entender como elas podem colaborar para a segurança dos alimentos e, assim, tornar aquela refeição uma fonte de nutrientes e prazer.

Quem faz isso, no dia a dia, é o nutricionista. O profissional é o responsável pelos treinamentos, orientações, pelos conselhos e pelos puxões de orelha. O nutricionista está ali para ser o elo entre toda equipe, mostrando suas responsabilidades, recompensando o trabalho duro e promovendo a gentileza entre todos.  

 

  1. Conseguindo detectar falhas nos processos

Por que a salada não está saindo no tempo certo? Por que os alimentos sempre vencem na área da sobremesa? Durante a execução do trabalho, o nutricionista identifica esses pequenos problemas nos processos que, normalmente, são um sinal de algo maior.

No caso da salada, por exemplo, pode ser porque há um desfalque no quadro de funcionários ou, então, não há um refrigerador dentro da área e os responsáveis precisam se deslocar a todo momento para buscar matéria prima. Já na sobremesa, pode ser um problema no setor de compras, que está fazendo os pedidos a mais ou, então, os clientes não se sentem atraídos pelas opções do cardápios.

Nesses momentos, o nutricionista entra em ação, descobre a origem do erro, para, então, propor soluções que tornem o dia a dia na cozinha mais dinâmico e simples. Saiba que ter processos bem definidos é essencial para o aumento da produtividade na UAN.

O papel do nutricionista no aumento da produtividade na UAN

  1. Com um olhar crítico na contratação de funcionário

Motivar a equipe importante, mas saber montar a equipe certa é mais ainda. O nutricionista conhece a realidade do local e sabe qual é o tipo de pessoa que a cozinha precisa. Não é alguém preguiçoso ou sem afinidade com alimentação, por exemplo.

Talvez falte alguém com um gênio mais fácil de lidar, para equilibrar os ânimos. Quem sabe, alguém mais divertido para animar o restante da equipe. Fato é que cada lugar, restaurante ou UAN, tem um estilo e o nutricionista é capaz de identificar traços da personalidade e habilidades do entrevistado que seriam muito bem vindas nessa cozinha.

 

  1. Sabendo como escolher os melhores equipamentos

Para trabalhar bem, essa equipe escolhida a dedo e motivada diariamente precisa de bons equipamentos. Ninguém faz mágica cortando milhares de batatas na mão. Ninguém cozinha com a força do pensamento uma carne. Ter bons equipamentos faz com que os processo sejam agilizados e, assim, é possível implementar novas ideias.

O nutricionista reconhece se a equipe precisa mais de um novo forno ou um cortador de legumes, de uma caldeira ou de um pass through. Tudo depende do perfil dos funcionários, dos pratos preparados e do orçamento da empresa.

 

  1. Elaborando um cardápio realista e gostoso

A cereja do bolo, que está nas mãos do nutricionista, é o cardápio. Um cardápio complexo em uma cozinha industrial de pequeno porte e com um quadro de funcionários pequeno, com certeza, resultará em problemas e baixa produtividade.

O cardápio deve ser bem pensado, o que significa que sua execução é possível. Não adianta querer enfeitar o cardápio com vários nomes bonitos se na prática as coisas acontecem de outra forma. Dependendo do caso, você não tem espaço para armazenar tanto ingrediente, não tem tantas mãos para cozinhar e nem os equipamentos necessários para fazer aquela sobremesa francesa.

Quem não tem noção alguma de produção e nutrição, até pode fazer um cardápio, mas nunca com a mestria de um nutricionista, que sabe combinar nutrientes, sabor, variedade e produtividade em um cardápio só.

Se você sente que precisa de um aumento da produtividade na UAN que gerencia, entre em contato com a Nutri Mix. Temos nutricionistas preparados para tirar suas dúvidas e encontrar as melhores soluções para o seu negócio!