Tendência que virou necessidade: como garantir as boas práticas no delivery?
Antes de 2020, muitos estabelecimentos não consideravam o delivery. Seja pela logística, custos ou apenas pela identificação com um modelo de negócio mais tradicional. No entanto, com o surgimento do novo coronavírus, o que antes era uma tendência de mercado, tornou-se uma necessidade. Dessa forma, garantir as boas práticas no delivery passou a ser uma preocupação dos locais que precisaram fechar as portas – ao menos, temporariamente.
O delivery não para de crescer!
De acordo com dados do site Statista, em 2020, o Brasil foi destaque no segmento de delivery na América Latina. Sozinho, nosso país chegou a ser responsável por 48,77% do mercado na região.
Mas esse crescimento não parou em 2020. Previsões apontam que o setor poderá movimentar aproximadamente US$ 6,3 trilhões de dólares em todo o mundo até o final de 2021.
Três grandes aplicativos dominam, atualmente, o mercado de delivery: iFood, Rappi e UberEats. Por outro lado, surgem cada vez mais empreendedores regionais, explorando o perfil e as necessidades dos consumidores locais.
Um novo olhar sobre as boas práticas
Por aqui, nós sempre falamos sobre as boas práticas de fabricação. Quem trabalha com alimentação coletiva, sabe o quão importante é esse conjunto de medidas. Afinal, é por meio delas que garantimos um alimento seguro do ponto de vista higiênico-sanitário.
Com a pandemia da Covid-19, os hábitos de higiene foram reforçados. Nunca se falou tanto sobre uso de álcool em gel, higienização de alimentos e, principalmente, da lavagem de mãos.
A nutricionista de UAN, porém, tem esse discurso na ponta da língua. Isso não é uma novidade para quem trabalha com responsabilidade na cozinha. Nós tivemos, somente, que redobrar os cuidados e manter os olhos atentos.
Os profissionais que trabalham nessa área sempre lutaram contra os inimigos invisíveis: vírus, bactérias e fungos. O delivery, no entanto, nos deu uma nova perspectiva sobre as boas práticas.
Boas práticas no delivery vão além da cozinha
Como fazer, então, com que um alimento preparado em uma cozinha, que segue as boas práticas de fabricação, chegue da forma correta para o cliente? No delivery, encontramos alguns pontos críticos importantes, como:
- Higiene do entregador;
- Higiene das embalagens e meio de transporte;
- Conservação de temperatura;
- Tempo de entrega;
- Uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Certamente, é muito mais fácil ter controle do alimento enquanto ele está dentro da cozinha. A partir do momento em que ele sai, temos que ter um entregador bem treinado e protocolos bem definidos para garantir as boas práticas no delivery.
10 dicas para aplicar as boas práticas no delivery
Antes de tudo, é importante fazer uma análise crítica da sua situação atual. O que precisa melhorar? Onde estou errando? Quais são meus acertos? O que os clientes andam falando?
Olha só uma sugestão: montar uma pesquisa de satisfação com seus clientes. Mande pelo e-mail, whatsapp ou, então, crie um QR code que redireciona para a pesquisa e envie junto com pedido. Assim, você escuta a opinião de quem realmente importa.
Nessa pesquisa, coloque perguntas como, por exemplo: a comida chegou na temperatura adequada? As embalagens estavam intactas? Chegou no tempo certo? O entregador seguiu os protocolos de higiene? Enfim, aquilo que achar pertinente. Você pode até usar as nossas próximas dicas para montar essa pesquisa!
E se, por um acaso, você ainda não tem esse serviço, essas dicas para aplicar as boas práticas no delivery vão te ajudar a começar pelo melhor caminho!
1. Escolha a embalagem adequada
Para isso, você deve considerar qual é o seu produto. Um molho, por exemplo, deve ser entregue em uma embalagem diferente de uma batata frita com bastante gordura. A embalagem do molho tem que ter uma tampa que fique bem vedada, enquanto a da batata frita não deve ser frágil a ponto de rasgar com a umidade.
Considere também a praticidade dessa embalagem, seu custo, sustentabilidade, peso e capacidade de manter a temperatura. Hoje, existem embalagens de papel cartão, isopor, alumínio, etc. Lembre-se, porém, de que algumas cidade, como São Paulo, proíbem o uso de plástico!
2. Higienize tudo o que vai para o cliente
Terminou de embalar tudo? Pegue um pano multiuso com álcool 70% e passe nas embalagens.
Uma dica é passar insulfilm em torno da embalagem primária. Assim, além de evitar derramamento, você facilita a higienização do cliente em casa.
3. Atenção na hora de montar o pedido
Lave as mãos antes de colocar os alimentos na embalagem e faça isso em um ambiente adequado. Nada de conversar, tossir, espirrar, cantar ou assoviar em cima do alimento. Mesmo que você não esteja vendo o cliente, encare como se você estivesse servindo a refeição na hora.
4. Mantenha sempre a mochila térmica em boas condições de higiene
E troque assim que sua integridade estiver comprometida. O correto é higienizar a mochila logo após as entregas e antes delas. Para isso, o entregador deve ter em mãos um pano multiuso e um álcool 70%.
Não esqueça de orientar a higienização, inclusive, nas alças e costuras da mochila.
5. O veículo de entrega também deve ser limpo
Seja ele uma moto, bicicleta ou carro. Quando recebemos algum alimento na cozinha, não olhamos as condições do caminhão de transporte? É a mesma lógica com as boas práticas no delivery.
6. Entregue em pacotes separados alimentos quentes e frios
Se você colocar uma salada em cima de uma embalagem de macarrão quente, por certo a salada vai murchar e a temperatura do macarrão diminuir. Por isso, coloque em saquinhos separados alimentos com temperaturas diferentes.
7. Ressalte a importância da lavagem das mãos
Em todas as etapas da entrega e produção. Lavar as mãos é, em princípio, a regra de ouro das boas práticas!
8. Incentive o uso de álcool em gel entre uma entrega e outra
Na rua, o entregador não vai conseguir lavar as mãos. No entanto, ele pode usar o álcool em gel. Afinal, ele está tendo contato com cartão de crédito, dinheiro, recibo, campainha, etc. Além disso, é importante higienizar a maquininha de cartão entre uma entrega e outra.
9. Use etiquetas para garantir que o produto não seja violado no transporte
Assim, o cliente tem certeza de que o produto não foi aberto durante o transporte ou sofreu alguma modificação. Como resultado, tanto o cliente quanto o restaurante se sentem mais seguros.
10. Planeje bem a rota de entrega
Onde ir primeiro? Com o intuito de otimizar as entregas, pense na melhor rota possível, ou seja, aquela feita no menor tempo. Isso, é claro, sem colocar em risco a vida do entregador. É preciso dirigir com calma e atenção, sempre.
Ao mesmo tempo, é possível planejar rotas de entrega mais estratégias e eficientes. Dessa forma, o alimento fica menos tempo no transporte e corre menos riscos de contaminação.
Essas são algumas das boas práticas no delivery! Se você precisa de ajuda para treinar seus funcionários ou, então, estabelecer uma estratégia para começar no delivery, é só nos mandar uma mensagem.
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