5 dicas de como motivar uma equipe de cozinha
Você lembra do seu primeiro dia de trabalho? Provavelmente, você nem dormiu na noite anterior. Acordou com borboletas no estômago e aquela sensação gostosa que vem com a incerteza de um novo caminho. Se arrumou, se preparou, respirou fundo 10 vezes antes de entrar. Inspira, expira. Aquele momento era todo seu.
A primeira semana é uma loucura. Muitas informações novas, novos rostos, novas atribuições. Lugar novo, chefia nova, regras novas. Tudo novo. E a novidade, apesar de assustadora para alguns, é, ao mesmo tempo, empolgante. Você tem curiosidade, tem o desejo de aprender e pensa em se destacar.
Passa um mês, dois, três. A rotina entra nos eixos, as funções te engolem aos poucos. O que, antes, era novidade, agora, passa despercebido sob seus olhos. Entra, bate ponto, trabalha, bate ponto, sai. Acorda para mais um dia. E assim segue o trabalho, no momento, só por necessidade, sem borboletas no estômago, sem empolgação.
Pois não é assim que deveria ser. A equipe inteira, do gerente à responsável pela limpeza, deveria acordar todas as manhãs animada para ir ao trabalho. É claro, alguns dias são melhores do que outros, mas a rotina não pode se tornar desgastante. Aquela sensação gostosa de primeiro dia tem de se transformam em propósito.
Saber como motivar uma equipe de cozinha não é tarefa fácil. São muitas pessoas em um único lugar, fechadas, em meio ao calor e realizando um trabalho cansativo. Trabalhar em cozinha é pesado, não é o glamour que os realitys mostram. Como, então, provar para essas pessoas que vale a pena estar ali? Que elas estão fazendo algo grande?
É sobre isso que falaremos neste post. Sobre como tornar o ambiente de trabalho um lugar mais agradável e fazer com que as pessoas se identifiquem com a empresa. Sobre unir a equipe e fazer com que cada pessoa dentro da cozinha entenda e valorize seu papel ali.
Separamos cinco dicas sobre como motivar uma equipe de cozinha. São dicas básicas, mas que, se bem aplicadas, podem fazer uma grande diferença.
Mas, antes, uma dica, para você, gestor de uma UAN ou nutricionista responsável: não deixe que a burocracia tome conta do seu tempo. Olhe nos olhos de quem trabalha com você. Conheça as pessoas. Abrace-as. Se envolva, sem medo. A motivação começa no momento em que você humaniza a sua equipe e entende que, do outro lado, tem um ser humano que, assim como você, sente alegria e tristeza.
Vamos, agora, as dicas sobre como motivar uma equipe de cozinha!
- Orientação combina com gentileza
Nada de ar de superioridade ou inflar o próprio ego. A orientação nada tem a ver com o fato de uma pessoa estar acima da outra, hierarquicamente falando. Orientação efetiva vem com acolhimento e palavras de carinho. É para tornar o serviço melhor. Não é sobre um erro. Sobre uma pessoa. É sobre melhorar a produção como um todo.
Por isso, não chegue com pedras na mão quando vir algo errado. Fale com calma, explique o porquê tem de ser de outro jeito e tenha tempo para escutar o que a pessoa tem para falar. Às vezes, é falta de informação ou, então, alguma falha no processo que faz com que, para agilizar, muitos ignorem os preceitos das boas práticas de fabricação.
Olha só um exemplo: alguns funcionários estão usando um utensílio para molho como lata de lixo. Mesmo após higienizar aquele utensílio, ainda há um risco de contaminação. Você chega gritando, falando sobre as regras do lugar e apontando dedos.
O que você não sabe é que duas das lixeiras da cozinha estão quebradas e os funcionários, simplesmente, não podem e não conseguem atravessar a cozinha para jogar uma casca de batata fora. Se, antes, você tivesse perguntando porque estão fazendo aquilo, poderia dar uma solução, consertar o problema e ainda orientar sobre os perigos da atitude.
- Correções são no privado
Caso a orientação não seja efetiva e algum funcionário continue com as mesmas atitudes, não há nada pior do que corrigi-lo ou “dar uma bronca” em frente a todos os funcionários. Com certeza, aquela pessoa se sentirá humilhada e pegará birra do serviço. Aí sim começarão os problemas de verdade.
Se precisa conversar com alguém sobre algum comportamento específico, que seja no privado. Chame em sua sala, converse com calma e, repetindo o outro tópico, escute o que a pessoa tem a dizer. Às vezes, é porque não está feliz com alguma conduta da chefia ou, então, está com problemas dentro de casa.
O importante é mostrar que você se importa e que, está ali, para dar uma chance às pessoas. Use esse momento para demonstrar que acredita no potencial do outro e que está à disposição para ajudá-lo no que puder.
- Reconhecimento é melhor em público
Já quando for para reconhecer alguém pelo bom trabalho, fazer isso em público torna tudo ainda mais empolgante. As pessoas adoram tapinhas nas costas e amam receber “parabéns” por algo bem feito. Faça isso com frequência e verá que a equipe se sentirá motivada em dar o seu melhor.
A única dica é não escolher uma única pessoa para reconhecer publicamente. Que tal, ao fim do mês, fazer uma premiação dos melhores funcionários em algumas categorias? Então, a pessoa que foi mais pontual, quem compareceu a todas às reuniões, quem deu uma boa ideia para melhorar a cozinha, quem foi o mais organizado e por aí vai.
- Momentos de interação fazem parte
Uma equipe motivada também é uma equipe unida. Se você não gosta das pessoas com as quais trabalha, dificilmente se sentirá empolgada para ir ao trabalho. Ao invés de pensar “nossa, hoje vou poder fazer isso e aquilo”, você pensa “nossa, que saco, hoje vou ter que olhar para cara de fulana”.
É claro que intrigas sempre vão rolar, mas é o seu papel, como gestor ou líder, fazer que essas intrigas se resolvam e que as pessoas interajam entre si. Isso pode acontecer com amigo secreto no natal, amigo chocolate na páscoa, festinhas de aniversário e outros eventos que unem as pessoas, sem seus uniformes. Sem falar na simpatia e na conversa de todo o dia. Acredite, um simples “bom dia, como você está?” muda tudo.
- Ouvidos atentos e olhos abertos, sempre
Talvez, o principal. Antes de sair falando, saiba, primeiro, ouvir. Como o outro se sente? Do que ele precisa? Como posso ajudar? E quando esse outro não falar, saiba observar. Por que a pessoa anda para baixo? O que está acontecendo? Ele parece bem?
Ter empatia pelas pessoas significa saber se colocar no lugar do outro. E se fosse você ali, naquela situação, como gostaria de ser tratado? Pois é assim que você deve se comportar. Deve falar as mesmas palavras que gostaria de ouvir e deve dar a mesma orientação que gostaria de receber. Ter empatia é se conectar com o outro.
Lembre-se também que colocar em prática todas essas dicas em um único dia não basta. Para dominar como motivar uma equipe de cozinha, as ações devem ser diárias. Cada dia, um novo passo. Cada dia, um novo aprendizado. Cada dia, um nova chance de acertar.
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