SOBRE O CURSO
Curso de Boas Práticas de Fabricação
O manipulador é um dos protagonistas na hora de garantir a segurança do alimento e proteger a saúde dos clientes. É nesse contexto que entram o curso de Treinamento de Boas Práticas de Fabricação, que funcionam como diretrizes para auxiliar no preparo, armazenamento e venda de alimentos de maneira segura e higiênica.
Todo estabelecimento, conforme exige a vigilância sanitária, deve possuir um Manual de Boas Práticas. A cartilha sobre boas práticas para serviços de alimentação da ANVISA diz que esse documento “descreve o trabalho executado no estabelecimento e a forma correta de fazê-lo”. No entanto, cada colaborador, individualmente, precisa conhecer e dominar seu conteúdo.
Nosso curso de básico de boas práticas de higiene e manipulação tem como objetivo capacitar o manipulador de alimentos para que ele cumpra o seu papel de acordo com a legislação. Educar os colaboradores é um dos primeiros passos para adequar suas práticas de produção.
O que são as boas práticas de higiene e manipulação
A RDC nº 216 de 2004 define boas práticas como “procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária”.
As boas práticas não só evitam DTA’s, doenças transmitidas por alimentos, mas melhoram inteiramente o processo de produção. Elas indicam a conduta correta a se seguir a fim de assegurar a integridade nutricional e higiênico-sanitária de toda refeição.
Ao se preocupar com a qualidade do que é ofertado, seu estabelecimento melhora a reputação, atraindo mais clientes e, consequentemente, os fidelizando. As boas práticas também aumentam a produtividade e reduzem os desperdícios.
Já a manipulação de alimentos, ainda de acordo com a RDC nº 216, corresponde às “operações efetuadas sobre a matéria-prima para obtenção e entrega ao consumo do alimento preparado, envolvendo as etapas de preparação, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição à venda”. Isso significa que a manipulação não acontece apenas na cocção, mas, sim, durante toda a cadeira produtiva do alimento, desde o seu recebimento até o prato do cliente.
E quem deve seguir as boas práticas de higiene e manipulação? Qualquer pessoa do serviço de alimentação que entra em contato direto ou indireto com o alimento, ou seja, praticamente todos dentro da cozinha precisam conhecer as boas práticas e têm de estar cientes da sua responsabilidade.
Público alvo
O curso de boas práticas de fabricação foi pensado para nutricionistas, técnicas em nutrição e dietética e estudantes que desejam aperfeiçoar seu conhecimento, assim como manipuladores e profissionais da área alimentícia que precisam desse conhecimento para atuarem no dia a dia. Vale ressaltar o que o curso é para maiores de 16 anos.
Benefícios do curso
Com 6 horas de duração e modalidades presenciais ou EAD, o curso contempla os princípios de higiene e segurança alimentar e ajudará os alunos a identificarem os momentos determinantes para garantir a segurança dos alimentos.
O material, formulado de forma prática e objetiva, contém as informações necessárias para que os alunos conheçam os procedimentos higiênico-sanitários e seu respectivo enquadramento legal. Ao fim do curso, o manipulador será capaz de cumprir a sua função corretamente e os profissionais da nutrição terão o embasamento necessário para orientar sua equipe nos serviços de alimentação.