Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Elaboração de Fichas Técnicas e Rotulagem Nutricional
As Ficha Técnica de Preparação é um instrumento de apoio operacional, onde é feito o levantamento dos custos, modo de preparo e o cálculo do valor nutricional, sendo útil para melhorar a produção e diminuição de custo.
A ficha técnica auxilia a nutricionista na padronização, no controle de produção das preparações que constam no cardápio e/ou relação de itens de venda, no caso de indústria de alimentos.
Ficha Técnica de Preparo
É um instrumento gerencial que auxilia no planejamento de cardápios sendo através de :
- Levantamento dos custos;
- Cálculo do valor nutricional da preparação.
- Ordenação do preparo;
Proporciona uma previsão adequada do rendimento, com base em per capitas pré-estabelecidos e pedidos de compras suficientes.
Rotulagem Nutricional e Fichas Técnicas
Elaboramos a tabela com informações nutricionais, presente nos rótulos e obrigatória por lei, deve declarar a quantidade de valor energético dos nutrientes; carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.
Optativamente podem ser declarados vitaminas e minerais, quando estiverem presentes em quantidade igual ou maior que 5% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) por porção indicada no rótulo, outros nutrientes e cálculo do valor energético e de nutrientes.
A rotulagem nutricional, como uma das ações definidas para implantação dessa Política, foi regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA em março de 2001, com a publicação das Resoluções RDC n.º 39 – Tabela de Valores de Referência para Porções de Alimentos e Bebidas Embalados para Fins de Rotulagem Nutricional e RDC n.º 40 – Regulamento Técnico para Rotulagem Nutricional Obrigatória de Alimentos e Bebidas Embalados.
O objetivo desse manual, realizado em conjunto com o Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília – UNB, é colocar à disposição da população as informações necessárias para a compreensão dos rótulos de alimentos, possibilitando a adoção de padrões alimentares saudáveis.
O que o Produto deve apresentar na Rotulagem Nutricional
- Nome do produto;
- Lista de ingredientes que compõe o produto;
- Quantidade em gramas ou mililitros que o produto apresenta;
- Prazo de validade do produto;
- Identificação da origem do produto;
Os rótulos dos alimentos têm que apresentar informações nutricionais na quantidade que podemos consumir, e além disso, mostrar quanto aquela porção de alimento contribui para o total de nutrientes que devemos ingerir por dia, ou seja, o Percentual de Valor Diário – %VD.
Mas, não são somente essas Informações Nutricionais que os ró- tulos de alimentos devem apresentar.
Como já foi mostrado anteriormente, existem algumas informações que as indústrias de alimentos já devem declarar nos seus rótulos. São elas: 1. nome do produto; 2. lista de ingredientes em ordem decrescente de quantidade.
Isto é, o ingrediente que estiver em maior quantidade deve vir primeiro,e assim por diante;
- Conteúdo líquido (quantidade ou volume que o produto apresenta);
- Identificação da origem (identificação do país ou local de produção daquele produto);
- Identificação do lote;
- Prazo de validade: o DIA e o MÊS para produtos com duração mínima menor de 3 meses e o MÊS e o ANO para produtos com duração superior a 3 meses; 7. instruções para o uso, quando necessário.