Conheça e aplique 5 ideias inovadoras para padarias
Manter um negócio em pé não é fácil. É preciso muita paciência e criatividade para superar crises e se reinventar em um mercado tão exigente. Quando falamos em ter ideias inovadoras para padaria, o objetivo é transformar algo que sempre foi tradição em um negócio ainda mais lucrativo e estável.
Em tempos de delivery e rotinas corridas, a padaria segue um hábito daqueles que estão aposentados ou, então, coisa do fim de semana. Quem tem tempo de passar na padaria às 6h30 da manhã quando precisa sair de casa às 7h ou mais cedo? Quem vai comprar um pão doce ou pão de queijo se pode pedir uma esfiha de chocolate do conforto do sofá?
É aí que mora o truque de mestre dos grandes empreendedoras: fazer com que o seu negócio acompanhe todas essas evoluções. Seja as que envolvem tecnologia ou tendências da gastronomia. Porque eles sabem que se não mudarem, ficam para trás.
Além disso, para que você continue lucrando, é preciso, fora sua rede de clientes fixos, atrair novas pessoas, novos paladares. E como vai chamar atenção de diferentes públicos se continua trabalhando da mesma forma? Sem colocar ideias inovadoras para padarias na prática, seu estabelecimento continuará atraindo a mesmo senhor que mora na rua de cima e a mesma mãe que passa por lá às 16h para o café da tarde.
Padaria é tradição. Mas também pode ser inovação e mostraremos como abaixo:
- Contemple todos os horários de consumo
Foi-se o tempo que padaria era só para o pingado e pão na chapa. Hoje, uma forte tendência são as “superpadarias”, com buffet de almoço, pratos a la carte, bolos de aniversário, salgadinhos de festa e até mesmo pizza.
Talvez, você não tenha espaço nem verba para investir em uma mudança dessas, mas pode encontrar outras saídas para abranger todas as refeições. Para o almoço, por exemplo, lanches naturais, saladas porcionadas ou salgados, como esfirras e coxinhas.
Você pode criar um pequeno menu, sem dificuldade de execução, que inclua, por exemplo, um misto quente, sopas dentro de pães ou pão com ovo mexido. Incremente os produtos que você já vende com outras preparações mais simples.
Tenha também opções de bebidas, como vitaminas, sucos e refrigerantes. Em relação aos doces, ao invés de um bolo inteiro, venda a fatia para viagem, mini tortinhas e outras sobremesas pequenas que permitam com que a pessoa pegue e volte ao trabalho.
- Invista nos aplicativos e opções de delivery
Imagina só: são 15h da tarde de um sábado e você daria tudo por um pão quentinho. Mas a preguiça fala mais alto e você senta no sofá, se contentando com a torrada murcha de ontem. E se a padaria entregasse na sua casa? Não só pão, mas todas as suas opções, você pediria? E naquela festa de aniversário que acaba o salgadinho, uma baguete bem recheada não quebraria um galho?
É claro que não compensa para uma padaria fazer o delivery de 2 pães, mas você consegue estabelecer um valor mínimo de compra, além de cobrar a taxa de entrega. Assim, você circula em regiões além do seu bairro e encontra um jeito de atender os clientes sem que eles precisem sair de casa.
- Faça trabalhos voltados para educação na comunidade
Isso inclui formular cursos para quem deseja atuar em padarias ou na área confeitaria. É possível convidar nutricionista para ministrar workshops ensinando receitas ou como manter uma alimentação mais saudável.
Você ainda pode abrir a cozinha da padaria para quem tem vontade de conhecer e, indo além da alimentação, falar sobre empreendedorismo, gerenciamento de tempo e qualquer outra experiência que tenha adquirido ao longo do tempo cuidando do seu negócio.
Uma ideia bacana é fazer parceria com estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços da comunidade e ceder seu espaço para que outros profissionais o aproveitem. No dia das mães, por exemplo, que tal chamar a esteticista do bairro para uma sessão de automaquiagem com as mulheres, enquanto são servidos lanchinhos da sua própria padaria? Ou, então, no dia das crianças, fazer uma roda de leitura com os pequenos?
Lembre-se que ninguém cresce na base da competição, mas, sim, da cooperação. Ter laços fortes na sua comunidade e uma rede de apoio são essenciais para tornar o seu negócio mais estável a longo prazo. Você pode precisar deles no futuro, acredite.
- Desenvolva produtos para quem tem restrição alimentar
Estamos falando dos veganos, celíacos, intolerantes à lactose, alérgicos à proteína do leite, diabéticos e por aí vai. Você não precisa apostar em todos esses públicos, mas, é possível, por exemplo, atingir os intolerantes à lactose e veganos ao mesmo tempo, criando pães doces sem leite ou tendo uma versão do pão de queijo sem queijo – existem várias receitas com batata doce, mandioquinhas e outros tubérculos na internet.
Tenha opções integrais, com leites vegetais, com adoçante, sem açúcar ou com farinhas sem glúten. Você até pode dizer: nunca tive clientes com essa demanda. Mas é porque esses clientes nunca pensaram que poderiam encontrar esses produtos em uma padaria comum. E pode apostar se alguém que conhecer um vegano entrar na sua padaria e ver um bolo de chocolate sem nada de origem animal, com certeza, essa pessoa vai avisar seu conhecido que vai avisar outro e por aí vai.
- Tenha um fator surpresa
E se cada mês os seus clientes encontrassem um produto diferenciado no balcão? E se na safra de morango, você fizesse um festival dessa fruta? As pessoas adoram novidades, adoram experimentar novos sabores e sair da rotina. Explore esses desejos em seus produtos, criando linhas especiais de produtos em cada época do ano.
Na páscoa, por exemplo, por que não investir em vários produtos com chocolate? O embate da uva passa, com produtos com e produtos sem essa fruta cristalizada polêmica? Ou criar o festival do pão de queijo, com um tipo de pão de queijo recheado a cada dia?
Pegue como exemplos as padarias que criaram as “supercoxinhas” ou o pão de queijo gigante. Olhe o tanto de curiosos que elas atraíram. Invente novos sabores, saia da caixinha. O importante é não ter medo de se arriscar.
Todas essas ideias inovadoras para padarias são simples, não são? Algumas exigem mais planejamento, outras mais recursos, mas todas elas você pode começar a aplicar a partir de amanhã, para expandir e fortalecer o seu negócio. Que tal começar?
Mas, sempre bom ressaltar, que nenhum negócio no ramo de alimentação cresce sem conhecer segurança dos alimentos, não é mesmo? Isso tudo de nada basta se a vigilância sanitária interditar o local ou vários clientes passarem mal. Por isso, recomendamos que você também leia esse post sobre como criar um manual de boas práticas para padarias. Te esperamos lá e boa sorte!
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