Natal na UAN: dicas de decoração e cardápio!

 

O mês mais mágico do ano chegou. Músicas festivas, muito pisca pisca e o embate da uva passa. Dezembro está aí e, com ele, a possibilidade de levar o clima natalino para o ambiente de trabalho. Natal na UAN é possível? Sim!
Nós mostraremos como neste post.

Nosso foco, aqui, será voltado para as Unidades de Alimentação e Nutrição dentro de indústrias que atendem, principalmente, os funcionários da empresa. Essas dicas, porém, funcionam para qualquer serviço de alimentação. Restaurantes, inclusive, se usarem bem o gancho do natal, podem aumentar, e muito, sua clientela.

Vamos começar, então, falando sobre a decoração.

 

Criando uma decoração de natal na UAN

 

Vale lembrar que dentro da cozinha, onde o fervo acontece, não há espaço para árvores de natal. Imagine só, que loucura, um funcionário tendo que desviar de papais noéis, renas e bonecos de neve em plenos 30 ºC dentro da praça do fogão com uma panela na mão.

Do refeitório para dentro, leve o clima natalino nos pequenos detalhes. Espalhe frases sobre amor e união nos corredores, enfeite as planilhas com floquinhos de neve, converse sobre o natal com sua equipe e por que não presenteá-los com alguns mimos, como docinhos típicos, como a bengala doce ou gingerbread.

Outra ideia legal é criar uma caixinha de presentes. Dentro da sala da nutrição, deixe uma caixinha de papelão bem decoradinha com papeizinhos sugerindo presentes baratinhos, como um creme para mãos, chocolate, fones de ouvido, itens de papelaria, etc.

Natal na UAN: dicas de decoração e cardápio!

A brincadeira é a seguinte: o funcionário vai e pega um papel. Ele compra a sugestão de presente, deixa o seu na caixinha e pega outro para si. E assim toda a equipe vai trocando presentes de forma espontânea, sem gastar tanto dinheiro e ainda criando um clima divertido dentro da cozinha, ao tentar adivinhar quem comprou tal coisa.

Saindo da cozinha, a coisa muda e a legislação lhe permite ser um pouco mais criativo. No refeitório, a árvore de natal é bem vinda. Crie um clima aconchegante com músicas natalinas à la Mariah Carey, luzinhas piscantes e muito vermelho e dourado.

Que tal bandejas temáticas? Ou, então, pequenos enfeites para as mesas, como árvores de feltro ou as clássicas pinhas? Você também pode adaptar a ideia da caixinha, mas ao invés de presentes, peça para que as pessoas escrevam mensagens positivas. Você recebe uma palavra de carinho e, em troca, repassa mais amor e incentivo.

 

Levando o natal para o prato

 

Há quem considere a comida a melhor parte do natal. E, pudera, com tanta coisa gostosa é impossível não se deliciar. A mesa farta é sempre a melhor desculpa para reencontrar familiares e amigos queridos, como se a distância e a correria do dia a dia não fossem um problema. A comida, no natal, é responsável por unir as pessoas.

Se você tem mais flexibilidade na hora de montar o cardápio, nossa dica é apostar em pratos típicos. Pense também na refeição dos funcionários. Afinal, é injusto servir omelete para a equipe, enquanto os clientes comem peru assado.

Olha só alguns pratos natalinos que você pode adaptar e incluir no natal da sua UAN:

Salgados

  • Leitão assado;
  • Bolinho de bacalhau;
  • Salpicão;
  • Preparações com vinho;
  • Preparações com nozes, castanhas e frutas secas;
  • Chester;
  • Tender;
  • Lombo assado;
  • Bacalhoada;
  • Arroz ao champagne;
  • Arroz à grega;
  • Arroz de forno;
  • Diferentes farofas;receitas salgadas para o natal em uan


Doces

  • Panetone;
  • Chocotone;
  • Biscoito de gengibre;
  • Rabanada;
  • Frutas, como ameixa, pêssego, cereja, damasco e uvas;
  • Rocambole;
  • Merengue;
  • Bolo de nozes.doces de natal

Não tem como incluir pratos típicos no cardápio? Você pode improvisar! Por que não deixar algumas uvas passas disponíveis para quem quiser colocar no arroz? Ou, então, usar nozes na farofas e vinhos nos molhos das carnes?

A decoração dos pratos também conta bastante. Servir as frutas montados como uma mini árvore de natal pode chamar atenção até mesmo daqueles que sempre passaram reto e iam direto ao mousse. Os frios, como queijo, presunto, e azeitonas também ficam uma graça empilhadinhos como uma árvore.

Outra dica legal é surgir com combinações visualmente natalinas. Um moranguinho com uma fatia banana mais uma uva verde em um espeto lembram bastante uma árvore de natal. Você também pode cortar o topinho do morango, rechear com chantilly e cobri-lo novamente, criando um mini boneco de neve.

Ovinhos viram igualmente bonecos de neve se empilhados com cuidado. Cenourinhas se transformam em chapéus e raminhos de salsinha em bracinhos. Nós apostamos que você arrancará vários sorrisos, mesmo com uma atitude tão simples. Pois o natal não é justamente a época para se apreciar os pequenos detalhes e encontrar encanto na rotina?

 

Incentivando o clima de união e celebração

O natal retoma todos os clichês que nós conhecemos: gratidão, amor, família, união, celebração, carinho, afeto, perdão e por aí vai. Mas tem coisa melhor do que isso? Ainda mais em um ambiente de trabalho, onde o clima costuma ser mais tenso.

Agora, como você pode levar todos estes sentimentos para dentro da UAN?

Nos treinamentos de dezembro, ao invés de falar sozinho como em um monólogo, incentive o trabalho em equipe e torne o clima mais divertido propondo dinâmicas que envolvam todos os participantes. A cadeira humana, por exemplo, é uma brincadeira muito bacana, que mostra como cada pessoa faz a diferença dentro de um grupo. Que estes momentos sejam leves, não somente uma obrigação chata a ser cumprida.

Aproveite este mês para coletar críticas construtivas e escutar a opinião daqueles que trabalham com você. Leve em consideração o sentimento do outro e mostre que está disposto a escutar. Seja um bom ouvinte.

Que tal tirar 30 minutos de todo fim de expediente para abrir as portas e receber os funcionários? Pergunte se eles precisam de algo, o que acham dos benefícios da empresa, em quais aspectos sentem que a cozinha pode melhorar… É importante saber filtrar os comentários, sem levar nada para o lado pessoal.

Além das caixinhas que citamos acima, outra forma de levar o natal para UAN é a partir do clima de bondade que ele instaura. É claro que ser gentil e altruísta deveria ser parte da nossa rotina, mas você pode aproveitar esse clima para promover uma campanha do do bem para arrecadar brinquedos para crianças carentes ou alimentos para um asilo. Quem arrecadar mais coisas, ganha uma folga! Legal, não?

Que o natal na UAN não passe em branco este ano. Deixe que o espírito natalino invada o seu coração e a sua cozinha. Aplique essas dicas durante todo o mês de dezembro ou, então, em apenas um ou dois dias. O importante é comemorar a vida e espalhar o amor!

 

Se você gostou deste post, nos siga pelo instagram e facebook, onde postamos conteúdos incríveis todos os dias!