NUTRIÇÃO EM RESTAURANTES
A falta de tempo e a distância entre o local de trabalho e a residência fez com que a maioria das pessoas passasse a realizar as refeições principais, especialmente o almoço, fora de casa. Atualmente, é raro encontrar alguém que tenha o privilégio de se alimentar da comida caseira em todas as refeições.
Como o nutricionista pode contribuir para melhorar a qualidade da alimentação fora do lar?
Inicialmente se apropriando do exercício das atribuições básicas relativas a implantação, condução, planejamento e direção de todas as etapas da cadeia alimentar, dinamizando a sua atuação, disseminando conceitos, conhecimentos e atitudes em toda a equipe de trabalho local.(nutrição em restaurantes)
O comportamento do nutricionista quer seja em Fast Food’s, Restaurantes a lá carte, Pizzarias, Delicatesses ou numa simples Panificadora tem que priorizar a condução educativa do processo gerando através das suas atitudes e procedimentos um sentimento de soma, ganho e acréscimo.(nutrição em restaurantes)
Quando a alimentação não é oferecida pelo local de trabalho, a alternativa é buscar nas proximidades restaurantes que forneçam refeição de forma rápida, segura, barata e, de preferência, que seja também saudável.
No caso de pessoas que necessitam perder peso, a preocupação com a qualidade nutricional da refeição oferecida é ainda maior.
O ambiente onde se processam os alimentos para o consumo fora do lar, como hoje é denominado de Food Service, nada mais é do que uma Unidade de Alimentação e Nutrição em restaurantes, na qual as atribuições do nutricionista são de importância fundamental e imprescindível para o funcionamento e a subsistência do empreendimento.(nutrição em restaurantes)
Muitas vezes, profissionais que desconhecem esses ambientes, se julgam muito distante desse promissor segmento e com esse comportamento concorrem para limitar e até dificultar as chances de atuação sobretudo em restaurantes comerciais.
Qual importância de existir um nutricionista na equipe de trabalho?
Valorizar esse segmento, adicionando ao conceito do entretenimento a importância de uma refeição nutritiva e sadia.
O profissional em restaurantes comerciais tem que ser um elemento agregador de valores à gastronomia e para tanto é preciso conhecer muito bem os princípios da técnica dietética já que este é um pré-requisito fundamental para que se possa estabelecer as medidas de controle e as ações corretivas nas áreas de produção.(nutrição em restaurantes).
Digamos que identificar pontos críticos não é uma tarefa tão complicada, mais estabelecer medidas de controle e ações corretivas, harmonizando às leis gastronômicas às exigências sanitárias, este sim é um grande desafio!
0 comentários em "NUTRIÇÃO EM RESTAURANTES"