O que faz um nutricionista esportivo

Quer ver resultado com exercício físico? Pois, então, o acompanhamento nutricional é essencial, não tem jeito. Boa parte das pessoas se matricula em uma academia ou inicia a prática de um esporte sem levar em consideração o impacto da alimentação em seu desempenho e evolução. Por isso, neste post, nosso objetivo é explicar o que faz um nutricionista esportivo e por quais motivos você deveria procurá-lo.

Nos dias atuais, é fácil encontrar conselhos online sobre o que comer no pré e pós-treino. Existem as musas fitness, que compartilham seus cardápios e treinos com milhares de seguidores. As hashtags, revistas, programas de TV. Sem falar nos profissionais da academia que indicam suplementação para todos os alunos.

Dar um google em busca de dicas é fácil. O problema é confiar nessas informações. É saber se elas têm embasamento científico e, principalmente, se podem ser aplicadas à sua realidade. É aí que entra o nutricionista: para individualizar as orientações.

 

Qual a diferença entre o nutricionista e o nutricionista esportivo?

Agora você pode se perguntar: faz diferença procurar um nutricionista esportivo? Nossa resposta é depende. Tenha em mente que o nutricionista esportivo tem uma formação complementar, ou seja, um curso de especialização específico sobre o assunto. O profissional dedicou alguns anos, além da graduação, no estudo na nutrição aplicada ao esporte e exercícios físicas.

Isso não significa, porém, que um nutricionista, sem a especialização, não seja capaz de atender um atleta ou alguém que busca hipertrofia. Pense que o nutricionista tem uma formação mais generalizada, enquanto o nutricionista esportivo tem um nicho de público mais específico, o que lhe confere mais experiência no tema.

O importante é se identificar com a abordagem do nutricionista. Se você é vegetariano, por exemplo, o que acha mais interessante: um profissional que atende esse público, mas não tem a especialização, ou um nutricionista esportivo sem experiência em vegetarianismo?

 

O que faz, então, um nutricionista esportivo?

Apesar da especialização, o nutricionista esportivo não tem poderes mágicos que fazem um atleta correr mais rápido ou alguém ter a barriga chapada da noite para o dia. Não tem milagre. Tem ciência. Tem conhecimento.

O nutricionista usa a alimentação como uma aliada do exercício físico. Ele garante que o paciente tenha todos os nutrientes necessários para dar o seu melhor nos treinos, tirando o máximo de proveito. Afinal, com uma alimentação equilibrada você terá mais resistência, força e uma melhor recuperação no pós-treino, prevenindo lesões.

O profissional considera todo o contexto da sua rotina e objetivos para construir uma estratégia eficaz. Não é uma orientação generalizada. Então, antes de montar um plano alimentar, o nutricionista precisa saber se você atua em competições, qual horário do dia treina, se tem alguma deficiência nutricional, qual alimento gosta, qual não gosta, como é sua saúde intestinal e por aí vai.

 

Ainda não ficou claro? Olha só alguns exemplos práticos em relação ao que faz um nutricionista esportivo:

 

  1. Avalia a composição corporal

Qualquer exercício provoca alterações na composição fisiológica do nosso organismo e o IMC não é o suficiente para avaliar se um atleta é saudável ou não. Pensa só: duas pessoas são classificadas como obesa pelo IMC, no entanto, uma delas é um fisiculturista e o outro halterofilista. Ambos têm grandes quantidades de massa muscular, que acaba influenciando no resultado do IMC. Viu só?

O nutricionista esportivo sabe o quanto de massa, gordura e outros componentes corporais cada um deve ter para atingir seus objetivos. Além disso, compreende a individualidade do organismo. Basta pensar que pessoas de mesmo peso e altura não terão a mesma distribuição de gordura corporal, logo, precisam de estratégias diferentes.

 

  1. Garante os benefícios do exercício

Isso porque o exercício físico é um fator de estresse para o corpo. Você o está tensionado, forçando, impulsionando… E isso pode levar a um excesso de radicais livres, o que, em contrapartida, aumenta a demanda de antioxidantes.

Ninguém vive só de proteína. É preciso planejar a alimentação como um todo, pois cada refeição influencia na obtenção de resultados.

Outro ponto, por exemplo, é a hipoglicemia durante o exercício, que leva a fraqueza, enjoos, indisposição e até desmaios. Se você não toma os cuidados certos e tem uma alimentação bem planejada, o treino pode prejudicar o corpo, ao invés de ajudá-lo.

25

  1. Define a alimentação ideal para treinos e competições

Corredores têm necessidades diferentes de ciclistas. Assim como quem quer ganhar massa precisa de uma orientação diferente de nadador. Cada esporte tem sua particularidade. Alguns exigem mais proteínas, outros mais carboidratos. Há ainda aqueles que são prejudicados pela deficiência de minerais, como ferro, e vitaminas.

O nutricionista, diante dessas diferenças, monta cardápios que, além de respeitarem seus gostos individuais e dia a dia, equilibra seus gastos energéticos e de nutrientes. Durante uma rotina de treinamento, a alimentação será diferente da semana de competição. Quando se muda de treino, a mesma coisa. A alimentação acompanha as fases dos exercícios, fornecendo o que cada uma delas necessita.

 

  1. Cria um plano de hidratação

Hidratação é a palavra-chave para aumentar o desempenho dos atletas. O nutricionista monta um plano de hidratação que acompanha as taxas e o ritmo da pessoa – afinal, cada um se comporta de maneira diferente durante e após o exercício.

 

  1. Prescreve suplementação

Sim, porque o nutricionista pode suplementar nutrientes desde que sua ingestão não se enquadre como medicamentosa. O nutricionista tem um limite até onde ele pode ir, mas, mesmo dentro dessas referências, é possível suplementar, melhorar e adequar os níveis de nutrientes no organismo.

Lembrando que qualquer suplementação sem orientação é perigosa. O nutricionista esportivo saberá se você precisa ou não de mais proteína, ou qualquer que seja o nutriente. Saberá te orientar em relação às marcas e quantidades.

 

Onde encontro um nutricionista esportivo?

Aqui, na Nutri Mix, temos um espaço para atendimento nutricional, que contempla a nutrição esportiva. São anos de experiência atuando no ramo da nutrição para provocar transformações por meio da alimentação.

Lembrando que o importante, na hora de procurar um nutricionista esportivo, é sentir confiança no profissional. Por isso, estamos à disposição para tirar qualquer dúvida que você tenha em relação ao atendimento, valores, dinâmica da consulta, nossos profissionais… Entre em contato e confira!